Apresentado na Casa da Botica

‘Eu Reino’ em homenagem
a D. Afonso Henriques

O Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso antecipa as homenagens aos 900 anos de Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e apresenta, no dia 24 de Junho, o espectáculo teatral: EU REINO! – Uma vez mais o Castelo de Lanhoso receberá luz e magia, será palco de grandes emoções, ali se viverão momentos únicos que dificilmente se podem repetir. A história da vida do primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, promete ser um hino lusitano, homenagem a todos, ao reino, à pátria, à nação, ao sentido universal de ser português.
“EU REINO” será um espectáculo teatral que vai mais além do que contar a história da história, que procura desvendar os mistérios da alma do homem que emprestou a sua vida para construir a primeira nação da Europa.
EU REINO é a visão poética da verdade histórica que se transforma numa belíssima ficção sobre a vida do homem e do rei. As visões de um Afonso Henriques desde criança, a corte, as intrigas, a preparação de um cavaleiro, a disputa do poder com a mãe Dona Teresa, os amores de um jovem adolescente, o amor que lhe mostra a outra cara daquele que viria a ser o seu povo, a grande batalha de São Mamede, a memória da força de uma mãe que lutava para defender o seu reino, a ausência do pai, a luta de um homem contra a morte, contra o invisível, o pacto com a vida e com todos os mistérios que lhe dão a força e a coragem para vencer, a batalha sobrenatural de Ourique, o casamento imposto pela igreja, a velhice, sua relação com a filha, Teresa, último amor do velho rei, o saber aceitar que o seu reino é feito por todos os que nele vivem, onde todos os deuses são iguais e merecem o mesmo respeito, um reino que nasce com a fusão das culturas, com a mistura das identidades, dos sonhos e da vontade eterna de sentir a alegria da saudade.
Esta é a história que pretende encantar, enfeitiçar e dar cobrir de magia o Monte do Pilar, desde o dia 24 de Junho até ao final do mês de Agosto. (...)