Nas escolas

Bombeiros realizaram simulacro

Cerca de 250 alunos, da Escola EB1 e JI da Póvoa de Lanhoso, assistiram, no dia 5 de Junho, a um simulacro realizado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. O cenário compreendia o combate a um incêndio e o resgate de uma vítima, tendo ainda sido realizada uma descida em rappel, do alto da auto-escada, que deliciou a pequenada.
Nesta operação, os Bombeiros Voluntários compareceram com onze elementos, apoiados por duas viaturas de combate a incêndios, uma ambulância de socorro e a auto-escada, orientados pelo adjunto de comando, António Veloso.
Dado que aquele estabelecimento de ensino não possui plano de emergência, o simulacro serviu para testar comportamentos.
Ao pedido realizado pelos educadores, os alunos foram saindo ordeiramente, formando filas e saindo por locais diferentes para se reunirem no recreio. Pedro Sá, de 10 anos, foi o aluno escolhido para ser a “vítima” neste simulacro, tendo sido resgatado pelos Bombeiros Voluntários, que lhe prestaram os primeiros socorros, imobilizando-o em plano duro e transportando-o à ambulância.
A pequenada, deveras entusiasmada, foi assistindo a tudo o que se ia passando à sua volta, desde o combate ao “incêndio”, passando pelo resgate do “ferido” e a descida do cimo da auto-escada. Testar comportamentos a ter em caso de incêndio ou qualquer outra catástrofe foi o objectivo desta iniciativa que contou com o apoio dos soldados da paz povoenses. (...)