TEATRO Ruy de Carvalho apadrinhou certame


Festival terminou em beleza

Terminou em festa o V Festival Nacional de Teatro de Amadores da Póvoa de Lanhoso, na noite de 28 de Fevereiro, no Theatro Club: festa do Teatro Amador e dos premiados, festa por receber na Póvoa de Lanhoso Ruy de Carvalho, que apadrinha o certame, e festa de aniversário do próprio actor, que apagou, já depois da meia noite, 82 velas e recebeu de presente das mãos do Presidente da Câmara Municipal o seu monograma em bordado de filigrana.
De forma inegável, a noite ficou marcada pela figura do grande mestre do Teatro e da Cultura, Ruy de Carvalho, cuja simplicidade, humildade, talento e tamanho coração tocaram a todos os presentes. O actor entregou o galardão com o seu nome, novidade desta edição. “Não calculam como estou honrado por ter um prémio com o meu nome. Realmente, chegar à minha idade, 82 anos, e receber um prémio destes é uma grande honra para mim e muito belo para mim e ficar a ser todos os anos dado um prémio com o meu nome, pelo menos quando eu partir, fica cá qualquer coisa e fica, sobretudo, o amor que eu tenho pela minha profissão e pelo meu país”, referiu Ruy de Carvalho, que também foi agraciado com o Prémio Prestígio Personalidade 2009.
No capítulo da competição, recorde-se que ao longo de cinco fins de semana, uma dezena de grupos de todo o país subiu ao palco do Theatro Club, com os seus trabalhos. Segundo o Presidente da Câmara, a aposta nesta organização, em colaboração com a ANTA (Associação Nacional de Teatro de Amadores), contribui para a defesa da Cultura e da Tradição Locais: “A Póvoa de Lanhoso tem um sonho, o de ser Vila das Artes. De ser um palco para a representação, para a arte da filigrana, do folclore, da escrita, da música popular e de todas as artes que ajudem a desenvolver este concelho e o seu Povo. Estamos a trabalhar para atingirmos esse objectivo e o aumento da qualidade deste Festival é uma motivação adicional”, referiu.
A sessão de encerramento começou com a apresentação da peça “As Guitarras de Alcácer Quibir” de Horácio Manuel, extra-concurso, pelo Teatro Artimanha de Pinhal Novo. O grupo foi o vencedor do Prémio de Melhor Cenografia em 2008. “Hoje estamos aqui para uma grande festa: uma grande festa do teatro e uma festa da amizade e da união. É esta união dos grupos da ANTA que nos faz percorrer vários quilómetros e que nos faz trazer aqui boas peças de teatro”, referiu João Gomes daquela Associação.
Tendo como novidade a criação dos Prémios Ruy de Carvalho e Prémio Prestígio Personalidade, o Júri do V Festival Nacional de Teatro de Amadores, composto por Carla Oliveira, José Igreja e Fernando Soares, deliberou atribuir os seguintes galardões:
Teatro Meia Via - Felizmente Há Luar - Prémio Prestígio
Personalidade 2009: Ruy de Carvalho
Encenação: Manuel Ramos Costa/Contacto Água Corrente - Auto da Alma
Interpretação Feminina: Rute Lourenço/Companhia de Teatro Poucaterra - O Solário
Interpretação Masculina: Carlos Maia/Teatro Meia Via - Felizmente Há Luar
Desenho de Luz: Teatro Infantil de Braga - O Velho Mágico
Cenografia: Teatro Infantil de Braga - O Velho Mágico
Guarda-Roupa: Contacto Água Corrente - Auto da Alma
Menções Honrosas
Interpretação Feminina: Elvira Oliveira - Yerma -Teatro Ensaio Raul Brandão
Adriana Carmesim - O Vizinho Toca Sempre 2 vezes - Cale Estúdio Teatro
Encenação: Elsa Vieira - Felizmente Há Luar - Teatro Meia Via
Melhor Espectáculo: Auto da Alma - Contacto Água Corrente