Primeira romaria minhota até ao dia 22


Festas de S. José

Durante oito dias a Póvoa de Lanhoso está em festa com a realização das Festas de S. José, com a aposta a recair num programa variado, onde os grupos e as instituições locais estarão em destaque. Apostando num orçamento mais reduzido, a Câmara preparou um programa de qualidade para diferentes gostos e idades. A Póvoa de Lanhoso irá transformar-se durante estes dias com as ornamentações, os divertimentos e a animação a dar um novo colorido às Terras da Maria da Fonte.
O Parlamento Jovem dedicado ao tema “Nação e Cidadania”, com a realização de uma sessão evocativa dos 900 anos de D. Afonso Henriques, a exposição de fotografia dedicada ao Castelo de Lanhoso, a Invocação dos 200 anos das Invasões Francesas e o espectáculo teatral “Da Pedra ao Sonho” serão algumas das novidades da edição deste ano das Festas.
Com a aposta a recair na prata da casa, com a presença das associações e grupos locais, os “Santamaria”, que actuam no dia 21 de Março, pelas 22 horas, serão o único grupo fora do concelho a integrar o cartaz das festas.
Paralelamente a este conhecido grupo, a animação musical ficará a cargo dos grupos Estrelas da Meia Noite e Até que Enfim, que actuam nas noites dos dias 19 e 20 de Março, respectivamente. A inauguração da Escola de Canoagem e Mergulho, no Parque de Lazer do Pontão, em Sobradelo da Goma, e o Festival de Natação, na Piscina Municipal, serão as novidades em termos desportivos. Paralelamente a estas, o programa integrará a prova de TT, Concurso de Pesca, Perícia Automóvel, Torneio de Tiro aos Pratos, Corrida de Cavalos e Prova de BTT.
O Festival de Folclore, o Encontro de Concertinas e Cantares ao Desafio, a Verbena de S. José e o Concurso Pecuário são iniciativas que têm um lugar assegurando ao longo dos últimos anos.
Na apresentação do programa das festas, Manuel José Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, frisou que “estas festas são importantes para o concelho em termos económicos, onde iremos potenciar o comércio local. O bom tempo é o factor para o sucesso pois este ano temos um programa de qualidade”.
“Um programa interessante, um programa variado que vai revelar sobretudo o que o concelho tem e faz de melhor. O programa das Festas de S. José é um palco privilegiado para as instituições mostrarem o seu trabalho e aquilo que fazem ao longo do ano”, revelou Fátima Moreira, vereadora da Cultura.
O desporto será o prato forte do arranque das Festas de S. José, no dia 14 de Março. A abertura das festividades ocorre amanhã, sábado, dia 14, pelas 10 horas, com a realização de uma prova de TT, pelo grupo TT Lanhoso, seguindo-se pelas 10h30, a inauguração da Escola de Canoagem e Mergulho, no Parque de Lazer do Pontão, em Sobradelo da Goma. Durante a tarde, o XXV Concurso de Pesca Desportiva de S. José, pela Secção de Pesca do Maria da Fonte, na Pista de Santo Emilião, e o I Festival de Natação, serão as actividades em destaque, cujo início está agendado para as 12h30 e as 14h30, respectivamente.
No domingo, dia 15, as atenções estarão voltadas para o XIV Grande Prémio de Atletismo, pelas 10 horas, e para a Prova de Perícia, pelas 12 horas, com a XII Taça de Ouro da Póvoa de Lanhoso, que este ano se realiza na Avenida 25 de Abril.
“Da Pedra ao Sonho” o grande espectáculo de teatro
Pelas 21h30 de quarta-feira, dia 18 de Março, o Anfiteatro do Pontido é palco de uma grande produção de teatro realizada pelo Centro de Criatividade. “Da Pedra ao Sonho” assim se chama o espectáculo que irá preencher a principal noite das Festas de S. José, que irá recontar a história da memória imaginada e inventada das gentes e das terras da Póvoa, reunindo elementos e fragmentos de espectáculos já realizados como Castelo de Paixões, Mulheres do Minho e Ir e Vir e Ir. Contando com o envolvimento dos grupos e associações locais, o espectáculo envolver cerca de 350 participantes e será dedicado à memória e às gentes da Póvoa de Lanhoso.

Castelo de Lanhoso em destaque

Num ano em que se comemoram os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, a Galeria do Theatro Club acolhe, a partir do dia 18 de Março, uma exposição de fotografia intitulada “Castelo de Lanhoso – Imagens de Outrora”, com imagens da reconstrução do castelo no decurso da década de 30. A abertura da mostra de fotografia está marcada para as 17 horas.
Esta actividade faz parte do programa elaborado pela Câmara Municipal, cujas iniciativas se estendem ao longo do ano. Como sempre vem acontecendo, o principal dia de festa é marcado, sobretudo, pelos actos religiosos. De manhã, pelas 11 horas, tem lugar a Missa Solene de S. José, e, pelas 15h30, a majestosa procissão que integrará, tal como nos últimos anos, os andores dos padroeiros das freguesias. Como novidade, na procissão de S. José os quadros litúrgicos serão dedicados ao ano Paulino.
A par dos actos religiosos, o dia de S. José será preenchido, pelas 9 horas, com a Feira Franca de S. José e o Concurso Pecuário, no Parque do Pontido, e, durante a tarde, com a actuação do Rancho Infantil da Póvoa de Lanhoso e um concerto pelas Bandas de Música de Calvos e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
A Junta de Freguesia de Covelas acolhe, domingo, dia 22 de Março, pelas 10 horas, uma sessão evocativa dos 200 anos das Invasões Francesas, que será marcada pelo descerramento de um marco evocativo de homenagem aos que morreram na Batalha de S. Mamede, pela abertura de uma exposição de fotografia, por uma sessão solene, que contará com uma conferência denominada “A Batalha da Serra do Carvalho nas II Invasões Francesas” e visita a um marco que existe na serra do Carvalho, que estará relacionado com o acontecimento.
Uma das novidades deste ano é a realização de uma sessão didáctica denominada Parlamento Jovem, subordinada ao tema “Nação e Cidadania”. Esta iniciativa que envolve a Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas de freguesia e agrupamentos de escolas irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do concelho, cujo início está marcado para as 14 horas do dia 20 de Março.
No exterior dos Paços do Concelho serão hasteadas todas as bandeiras desde o início da nacionalidade, integrando também as comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques.
Paralelamente a estas iniciativas, serão fornecidos aos jovens presentes dois folhe-tos sobre a heráldica concelhia e sobre as bandeiras e serão interpretados o Hino Nacional e Hino da Maria da Fonte. Aproximar os jovens dos valores patrióticos e de novos conceitos políticos, reflectir sobre a nação e sobre o desenvolvimento político dos jovens são alguns dos objectivos da iniciativa.