Património

Pedra Formosa na Sala
de Interpretação do Território



Dois fragmentos contíguos da pedra formosa do balneário do Alto de Quintães, na Póvoa de Lanhoso, encontram-se, actualmente em lugar de destaque, na Sala de Interpretação do Território, na Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso.
O Balneário do Alto de Quintães encontrava-se próximo do Castro de Calvos, demolido em 2000 e identificados os seus vestígios por Pereira Dinis, em 2001.

Fragmentos de pedra formosa - Alto de Quintães, Calvos

Os edifícios conhecidos como balneários castrejos, ou saunas castrejas, eram pequenos espaços associados à prática de banhos rituais, na Proto-história. São, por norma, conjuntos edificados bastante ostensivos e complexos, constituindo o melhor exemplo da arquitectura e da arte castreja. Grande parte dos povoados proto-históricos aparentam não ter tido um balneário, ou o mesmo não é conhecido, na maior parte dos casos. Não é portanto seguro afirmar-se uma massificação da construção destes edifícios, que seriam, pelos menos nos povoados maiores (as “citânias”) um elemento fulcral do conjunto urbano. O Castro de Calvos evidencia a sua importância económica ou geo-estratégica pela localização de um edifício de banhos, do qual apenas restam alguns fragmentos.
A pedra formosa era uma grande estela, com a face exterior decorada, na maior parte dos casos (daí a curiosa designação), que funcionava como parede divisória entre a câmara de sauna e a antecâmara. Junto do solo, na zona inferior da estela, localizava-se uma pequena abertura, que constituía o único acesso ao interior, sob o qual os utilizadores faziam deslizar o corpo para dar entrada na câmara.
A pedra formosa do Alto de Quintães seria uma das mais profusamente decoradas, com motivos horizontais em 8, ladeando a passagem, frisos lisos definindo molduras laterais, um motivo em espinha conservado no rebordo lateral direito (com uma eventual simetria no rebordo esquerdo da peça original), precedido por uma decoração em sobreposições de SS confrontantes. Sobre a passagem definia-se um aparente painél central liso, ou cuja decoração se desconhece. Pelas suas características, o balneário do Alto de Quintães, e a pedra formosa que o integrava, é um conjunto enquadrável nos banhos monumentais detectados na bacia do Ave, em que se incluem os banhos de Briteiros (Guimarães) e do Alto das Eiras (Famalicão).