Portugal acolhe IV Champions Clerum

Padre Gil é o timoneiro

Com uma grande experiência no mundo da bola, o Padre Marco Gil, pároco de Monsul, Geraz do Minho, Friande e Ajude, será um dos trunfos da selecção portuguesa de padres que se prepara para entrar em competição, no IV Champions Clerum, o torneio europeu de futsal para padres, que este ano se realiza em terras lusas. Durante três dias, de 17 a 19 de Fevereiro, dias em que decorre a competição, os padres trocam a batina pelos calções e mostram as suas habilidades com a bola.
Para além da selecção portuguesa, a competição conta com a presença de Espanha, Itália, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Áustria, Croácia e Polónia.
Ir além do quarto lugar conseguido nas duas anteriores edições é um dos objectivos da selecção portuguesa.
A competição decorre em Marco de Canavezes, na primeira fase, e a final realiza-se no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão. Entre os convocados da selecção portuguesa encontram-se párocos das dioceses de Braga, Viana do castelo, Porto e Vila Real. Para além da competição, este encontro permite o convívio entre sacerdotes de vários países, assumindo um carisma especial que é a comunhão eclesial dos padres que representam as suas paróquias e dos seus países.
Cada comitiva é composta por vinte elementos e os participantes ficarão hospedados em unidades hoteleiras próximas do Bom Jesus.
As equipas de arbitragem dos encontros serão compostas por árbitros oficiais do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga.
A selecção portuguesa integra os seguintes sacerdotes: Marco Paulo Gil, Custódio Branco, André Ferreira, Rodrigo Pinheiro, Domingos Machado, Marcelo Correia, Cláudio, José Cunha, António Areias, Iolando Pereira, Hermínio e Manuel Fernando.
Os sacerdotes serão recebidos segunda-feira, dia 16, pelas 19 horas na Câmara Municipal de Braga, seguindo-se, pelas 20 horas, a Eucaristia na Sé de Braga. No dia seguinte, terça-feira, pelas 8 horas, celebra-se a Eucaristia no Bom Jesus, com a comitiva a partir para Marco de Canavezes, onde serão recebidos na Câmara Municipal local. Os jogos iniciam-se pelas 11 horas e decorrem durante todo o dia. Na quarta-feira, dia 18, os elementos partem para Fátima para, pelas 12 horas, ser rezado o Terço seguido de Eucaristia na Capelinha das Aparições. No último dia de competição, quinta-feira, dia 19, a prova desloca-se para Vila Nova de Famalicão. Pelas 10 horas daquele dia tem lugar a recepção na Casa de Camilo, em Ceide, seguindo-se os jogos da fase final e a cerimónia de encerramento. No dia 20, sexta-feira, dá-se o regresso das equipas a casa.