Banco tutelado pela câmara municipal

Sensíveis para o voluntariado

Criado em Outubro de 2006, o Banco do Voluntariado da Póvoa de Lanhoso, tutelado pela Câmara Municipal, funciona como a “ponte” entre os voluntários e as entidades promotoras. “Promover a integração de voluntários em entidades que se apresentem como entidades promotoras de voluntariado é um dos objectivos do Banco”, refere Frederico Amaro, um dos responsáveis pelo Banco.
Ter vontade de fazer voluntariado é a única condição exigida aos interessados. Desde a sua criação, o Banco do Voluntariado da Póvoa de Lanhoso conta com cerca de 70 inscrições, de pessoas de várias faixas etárias, com predominância para o público mais jovens.
Segundo Frederico Amaro, inicialmente foram criadas duas bases de dados, uma referente às pessoas que têm vontade e disponibilidade para fazer voluntariado e outra referente às entidades que acolhem voluntários.
“Em termos de voluntários inscritos, e desde o início que foi criado, deve rondar à volta das 60 ou 70 inscrições. Dessas inscrições, dessas pessoas que se inscreveram como eventuais voluntários, o perfil é diversificado. Há jovens e menos jovens, diga-mos que abrange um pouco todas as faixas etárias, com predominância para os jovens”, refere..
O voluntariado dos mais jovens surge de forma pontual, participando em diversas campanhas ou iniciativas. O encontro de nacional de invisuais e a recolha de bens alimentares foram alguns dos momentos em que os mais jovens deram a sua ajuda. A colaboração com a EPAVE tem dado frutos, existindo um grupo de alunos que colabora nas várias iniciativas.
Quanto aos perfis dos voluntários, os mesmos são diversificados. Desempregados, estudantes, reformados e pessoas que não têm ocupação são alguns dos perfis dos voluntários do Banco do Voluntariado da Póvoa.
A Câmara Municipal, a Santa casa da Misericórdia, a Associação “Em Diálogo” e a Associação de Invisuais são algumas das entidades promotoras de voluntariado.
“Destes 60 ou 70 pessoas, nem todos estão a fazer voluntariado pois não há entidades que os possam acolher. O problema é fazer o ajuste entre a disponibilidade do voluntário e a necessidade e a possibilidade de integração da entidade”, alerta Frederico Amaro.
O Banco do Voluntariado, as piscinas municipais e o Centro de Criatividade são algumas das áreas afectas à autarquia povoense que recebem voluntários.
Educação, acção social, ambiente, saúde e prevenção são algumas das áreas onde os voluntários podem dar o seu contributo.