‘A Laver Séparément’ esteve em destaque

Famille Ramon 'dá espectáculo'

A Laver Séparément” foi o espectáculo apresentado pela “La Famille Ramon” depois de duas semanas de residência artística no Centro Criatividade Póvoa de Lanhoso.
O espectáculo produzido na Póvoa foi apresentado no dia 4 de Fevereiro, no Theatro Club, em duas sessões, pelas 16 horas e pelas 21 horas, com a primeira sessão a contar com a presença de vários alunos. Recorde-se que a “La Famille Ramon” é um grupo de actores e actrizes de toda a Europa que se conheceram na escola de teatro do gesto em Bruxelas, em 2004. Misturam as suas diferentes culturas e competências em teatro, circo e música na pesquisa de uma linguagem comum, que se insere essencialmente no espectáculo visual. A criação é colectiva e tem como consultadoria à encenação a belga Stéphanie Coppe.
Entre os elementos do grupo encontram-se os portugueses André Louro (actor, músico e compositor) e Catarina Santana (actriz e cantora). Integram também o grupo as francesas Anaïs Garrigues (actriz, acrobata aérea e responsável pela concepção plástica) e Diane Lévêque (actriz e acrobata), a suíça Céline Chappuis (actriz e música), a italiana Valeria Roveda (actriz) e o belga Sébastien Nicaise (actor e malabarista).
Segundo nota de imprensa da autarquia povoense, “o espectáculo foi ganhando diferentes formas, desde a sua primeira apresentação em rua no ano de 2007, passando pela tenda de circo enquanto cabaret e chega agora à Pó-voa de Lanhoso a convite do director-artístico do CCPL, Moncho Rodriguez, para uma residência artística com o intuito de criar um espectáculo para as salas. O objectivo é mostrar ao público uma etapa de trabalho para além de propor dois fins-de-semana de oficinas de teatro e circo”
Os figurinos, em tons de preto e vermelho, e os adereços, assim como a parte técnica estiveram a cargo da equipa do Centro de Criatividade. A linguagem corporal, aliada a momentos de música e circo, fizeram as delícias da plateia que se foi manifestando em alguns momentos do espectáculo. Com uma grande qualidade, tanto na representação como nos adereços apresentados, “Laver Séparément” assumiu-se como uma produção de qualidade, com o texto, apesar de pouco, a ser falado em francês.