GNR deteve dois indivÍduos e recuperou camião

Ladrões de bebidas detidos

A GNR da P. Lanhoso deteve, no dia 21 de Janeiro, dois indivíduos e recuperou um camião carregado de caixas de bebidas alcoólicas, furtado naquela madrugada de um armazém, em Viana do Castelo.
Naquele dia foi despoletada uma verdadeira “caça ao homem”, com cerca de cem militares a proceder a buscas para deter três indivíduos foragidos, supostamente relacionados com o furto num armazém de bebidas, em Alvarães.
Tudo aconteceu por volta das 5h30 da manhã quando elementos do NIC, que circulavam num carro descaracterizado, detectaram, na Estrada Nacional 103, uma viatura de alta cilindrada parada, mas com o motor a trabalhar. Apercebendo-se que no seu interior se encontrava um indivíduo “já velho conhecido das autoridades” e supostamente relacionado com diversos crimes, os militares estacionaram a viatura e, poucos minutos depois, viram passar um camião e reconheceram o condutor, também ele com antecedentes criminais. Alertadas as várias patrulhas, os militares da GNR partiram para o terreno na tentativa de interceptar os indivíduos.
“Já na recta de Lanhoso, o condutor do camião avistou, à sua frente, uma patrulha da GNR e, em andamento, saltou da viatura e colocou- -se em fuga. O camião embateu num muro e os outros dois ocupantes fugiram também”, revela a GNR. Um dos indivíduos, que encetou a fuga a pé, foi detido pelos elementos do NIC. O quarto elemento, que vinha na viatura de alta cilindrada e servia como carro de apoio, pôs-se em fuga.
A partir daí iniciou-se uma verdadeira caça ao homem, com a presença de cerca de cem militares do Comando Territorial de Braga, com as operações a ser comandadas no terreno pelo Capitão de Cavalaria André Costa, Comandante do Destacamento da GNR da Póvoa . As buscas tiveram lugar em diversas freguesias dos concelhos da P. Lanhoso e Braga, com incidência nas freguesias de Galegos, S. Martinho do Campo e Santo Emilião, na Póvoa, e Pedralva, Espinho, Sobreposta e Santo Estêvão de Briteiros, no concelho de Braga.
No final da tarde, na zona de Braga, foi detido o condutor da viatura de alta cilindrada e apreendida a referida viatura, também ela relacionada com o crime. As investigações prosseguem para localizar os outros dois detidos.
O NIC da GNR da P. Lanhoso conseguiu, assim, deter dois indivíduos supostamente relacionados com o furto e recuperar a carrinha da empresa de Viana, que continha 3447 garrafas de bebidas alcoólicas, num valor de mais de 60 mil euros.
Ao que apuramos, os quatro indivíduos, após terem aberto um buraco na parede de um armazém grossista de bebidas, situado em Alvarães, no concelho de Viana, introduziram-se no seu interior e carregaram um camião da empresa que ali se encontrava com caixas de whisky velho, aguardente, gin, vodka, rum, entre outras. Durante mais de duas horas, os larápios escolheram as bebidas e carregaram o camião com caixas de bebidas.
Os detidos foram constituídos arguidos e presentes ao Tribunal de Viana do Castelo que decretou apresentações semanais no posto policial da área de residência.