Administrador da braval, foi um dos oradores


Ambiente: alunos sensibilizados

Cerca de quarenta alunos participaram, na tarde de quinta-feira, dia 22, numa acção de sensibilização ambiental, promovida no Espaço Jovem, na P. Lanhoso, que contou com a presença de Pedro Machado, administrador-delegado da Braval, assim como da vereadora da Juventude, Gabriela Fonseca, e da vereadora do Ambiente, Fátima Moreira.
No decurso daquela acção, Pedro Machado deu conta do surgimento do aterro sanitário, mostrando ainda algumas imagens das antigas lixeiras no distrito de Braga, entre elas a lixeira de Calvos, no concelho da Póvoa. “A Braval existe porque existiram e existem, hoje, autarquias e autarcas preocupados com o meio ambiente”, disse a administrador-delegado da Braval que referiu ainda que a missão da Braval prende-se com o “melhorar a qualidade de vida ambiental dos municípios.
A par disso, aquele responsável deixou ainda algumas notas sobre o funcionamento daquela estrutura que serve os concelhos da Póvoa de Lanhoso, Amares, Braga, Vila Verde, Vieira do Minho e Terras de Bouro, assim como os projectos que compreendem o Ecoparque Braval.
Quanto à recolha selectiva, Pedro Machado deu a conhecer que foram colocados, até ao momento, 1245 ecopontos, num excelente rácio de 1 ecoponto para 300 habitantes, mostrando-se ainda satisfeito com a evolução da quantidade recolhida de resíduos para reciclagem, destacando a importância da recolha selectiva, da valorização e da reciclagem.
A importância da valorização dos óleos alimentares usados foi outro dos assuntos abordados, destacando-se a importância da recolha dos mesmos óleos, impedindo que poluam o meio ambiente e sejam utilizados para a produção do biodiesel, que por sua vez irá ser utilizado nas viaturas dos seis municípios integrantes da Braval.
“Eram descarregados no saneamento cerca de 1 milhão e 800 mil litros de óleo. Esses óleos contaminavam águas e ribeiros da nossa terra”, alertou Pedro Machado, frisando que este ano foram recolhidos 300 mil litros de óleo.
“Estamos no paradigma da sensibilização. Em Portugal fez-se muito em muito pouco tempo. É preciso educar e mudar actos”, disse Pedro Machado.
A encerrar a sessão, Gabriela Fonseca, vereadora da Juventude, agradeceu a disponibilidade das escolas, assim como da Braval, felicitando a equipa do Espaço Jovem pela iniciativa.
“Proteger o meio ambiente depende de todos nós. Vocês jovens devem, em casa, chamar a atenção dos vossos familiares para a separação dos lixos. Com isso estamos a melhorar o ambiente e também estamos a poupar”, disse a vereadora da Juventude.
No final foram distribuídos oleões aos alunos e povoenses que ali se deslocaram. Adriano Ferreira, residente na Póvoa de Lanhoso, deslocou-se ao Espaço Jovem para requisitar um oleão. Foi pelo jornal e através dum panfleto que este povoense tomou conhecimento da acção de sensibilização ambiental. “A protecção do ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Por isso vim aqui para pedir um oleão para que o óleo das frituras não vá destruir o meio ambiente”, referiu aquele povoense.