A alunos do Ensino Superior

Câmara entrega 37 bolsas

Foram 37 as bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal a alunos, do ensino superior e secundário, residentes no concelho. Duplicando o mero de bolsas atribuídas no ano passado, a autarquia irá investir cerca de 30 mil euros neste apoio.
As verbas a atribuir mensalmente serão de 125 euros para alunos que frequentem o ensino superior fora do distrito e 75 euros para os que frequentem unidades de ensino superior no distrito. Aos alunos do secundário e profissional será atribuída uma verba mensal de 37,50 euros.
A cerimónia de entrega das bolsas decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 16 de Janeiro, e este ano são 37 os alunos contemplados, com 26 desses alunos a frequentar o ensino superior e 11 o ensino secundário.
“Duplicamos o número de bolsas de estudo e não nos arrependemos disso. Quero agradecer a sensibilidade demonstrada pela senhora vereadora pois cada vez mais vocês estão a precisar de ajuda e nós estamos cá para isso”, referiu Manuel José Baptista, presidente da Câmara.
“Vocês têm que saber que, para além da nossa ajuda, os vossos pais fazem um grande sacrifício, muitas vezes tiram à comida e à roupa para vos pôr a estudar”, alertou ainda o presidente.
Este ano verificou-se um grande aumento no número de beneficiários deste apoio social escolar, passando dos 18, no ano transacto, para os 37 alunos contemplados, situação essa justificada pela conjuntura do país e pelas crescentes dificuldades das famílias. Aliado a estes factores, registou-se ainda um grande acréscimo no número de candidaturas entregues.
"Houve um grande aumento no número de processos que deu entrada nos serviços da autarquia. Só para Bolsas referentes ao ensino superior, tivemos 63 pedidos, quando, no ano lectivo anterior, foram 28. Quanto ao ensino secundário, este ano tivemos 19 candidaturas e nove no ano anterior", destacou Gabriela Fonseca, vereadora da Educação. Incentivar os jovens a prosseguir estudos e fomentar o sucesso educativo são alguns dos objectivos desta medida.