CULTURA - Centro de Criatividade

Oficinas de formação teatral

Jogos dramáticos, interpretação teatral, escrita criativa e artes plásticas são as oficinas patentes no Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso, cujos objectivos passam, entre outros, pela formação artística de crianças e adultos.
A oficina de Jogos Dramáticos tem lugar aos sábados, das 9h30 às 13 horas, e aos domingos, das 15h30 às 18h30, e os destinatários são crianças dos 8 aos 13 anos. Contribuir como complemento no desenvolvimento criativo das crianças é um dos objectivos desta oficina, cujo primeiro módulo decorre até ao mês de Março.
Destinada a jovens e outros interessados, a oficina de interpretação teatral tem como objectivo a constituição do elenco da peça “Da Pedra ao Sonho”.
A decorrer às terças e quintas-feiras, pelas 21 horas, e aos sábados, pelas 15 horas, a oficina de interpretação teatral estende-se até ao próximo mês de Março, mês de estreia da referida peça.
Também até ao mês de Março, decorre no Centro de Criatividade a Oficina de Escrita Criativa, cujo objectivo passa por incentivar jovens escritores a experimentarem técnicas de dramaturgia e guiões para teatro, televisão e cinema. Esta oficina decorre às segundas-feiras, pelas 21 horas.
Máscara, Escultura, Pintura, Costura e Estilismo são algumas das propostas da Oficina de Artes Plásticas. Destinada ao público em geral e aos jovens, em particular, “A criação e a construção da Máscara” pretende desenvolver a criação e construção de máscaras teatrais, de Carnaval e decorativas.
A decorrer nos meses de Janeiro e Fevereiro, esta proposta tem lugar às segundas e quartas-feiras, às 21 horas, terças e quintas-feiras, às 17 horas e aos sábados, pelas 10h00.

Atelier de Escultura pretende
construir figuras e objectos gigantes

Destinado a jovens do Programa Juventude em Movimento e desempregados, o atelier de Escultura pretende construir figuras e objectos gigantes que possam servir como instrumento de intervenção na proposta da festa “Sexta-feira 13”, de Montalegre.
Visando formar jovens escultores e artistas plásticos, o atelier de escultura irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Desenvolver novas ideias, desenhos, métodos de criação e confecção de roupas, figurinos e adereços que possam ser usados na peça “Da pedra ao sonho” e outros eventos é um dos objectivos do atelier de Costura e Estilismo, que se destina a costureiras em situação de desemprego, jovens estilistas e comunidade em geral. Este atelier funcionará em dois turnos, um de manhã e outro de tarde, de segunda a sexta-feira.
Por último, o atelier de pintura visa criar um novo espaço complementar para a formação em artes plásticas e pintura. Destinado à comunidade em geral, este atelier funcionará, durante os meses de Janeiro e Fevereiro, às terças-feiras, em dois turnos, das 15h30 às 17h30 e das 21h00 às 23 horas.