Travassos

Apoio domiciliário a população

Alimentação, higiene pessoal, tratamento da roupa, limpeza da habitação e acompanhamento ao dico, assim como diversas actividades lúdicas, são alguns dos serviços prestados pelo Apoio Domiciliário localizado em Travassos e que abrange, além desta freguesia, as freguesias de Esperança, Brunhais e Oliveira.
O projecto agora iniciado remonta a 2003, altura em que, no âmbito da Rede Social, foi detectada a ausência de respostas na área do apoio domiciliário nesta zona do concelho. A Associação “Em Dialogo” avançou, naquela altura, com uma candidatura para a criação da respectiva valência social, mas a mesma não veio a ser possível e o processo estagnou até 2006 altura em que sofreu novos desenvolvimentos, mas o aval do Estado só chegou em Março de 2008, com a resposta positiva do ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva.
Todo este processo recebeu o apoio, desde o primeiro momento, da Junta de Freguesia que cedeu parte do antigo edifício da sede de Junta de Freguesia para aí ficar instalado o Serviço de Apoio ao Domicílio.
Com um custo total de cerca de 80 mil euros, o projecto agora iniciado irá contar com um apoio, por parte do poder central, de cerca de 40 mil euros.
O investimento contemplou, além das obras de reconversão do edifício, a aquisição de uma carrinha assim como de equipamento de cozinha e lavandaria.
“Estamos a disponibilizar às pessoas que precisam um serviço que vá de encontro às necessidades deles”, refere o presidente da “Em Diálogo”, António Lourenço.
Proporcionar uma melhor qualidade de vida às populações é o objectivo do Serviço de Apoio Domiciliário de Travassos que presta, nesta fase inicial, apoio a onze idosos.