Em Taíde

Tentativa de assalto a ourives

Quando regressava da feira semanal das Caldas das Taipas, um ourives do concelho foi alvo de uma tentativa de carjacking, quando circulava no lugar de Ralde, da freguesia de Taíde.
Tudo aconteceu na passada segunda-feira, pouco depois das 18 horas, numa ocasião em que o ourives regressava a casa, acompanhado de um familiar, e uma viatura bloqueou-lhes a passagem.
Do seu interior saíram dois indivíduos, encapuzados e armados, que tentaram fazer parar a viatura do ourives.
Valeu a coragem e a destreza do condutor que não se intimidou e conseguiu fugir à tentativa de assalto, tendo ainda embatido na viatura dos assaltantes, que dispararam vários tiros na tentativa de os fazer parar, com alguns deles a alojarem-se na parte traseira do automóvel.
Segundo apuramos, a viatura usada para concretizar o assalto terá ultrapassado o carro do ourives e, posteriormente, dado o pisca de mudança de direcção, na tentativa de abrandar a marcha do ourives, tendo depois barrado a estrada.
Apesar dos tiros, que acertaram no carro do ourives, ninguém saiu ferido da tentativa de assalto.
As autoridades partiram para o terreno na tentativa de localizar a viatura e os assaltantes mas, até ao fecho desta edição, não havia qualquer rasto dos assaltantes e da viatura, que se presume que tenha sido furtada.
Ainda há poucos meses, em Julho, um ourives da Póvoa de Lanhoso foi vítima de assalto, em Geraz do Minho, quando regressava da feira semanal, em Amares.
O método usado foi o mesmo com os assaltantes a barrarem-lhe o caminho e, perante a ameaça de armas, o ourives foi obrigado a entregar a viatura em que seguia, e na qual transportava uma grande quantidade de peças em ouro.