Garfe apresenta 13 criações de sonho


A aldeia dos presépios

Pelo sétimo ano consecutivo, a freguesia de Garfe voltou a transformar-se na aldeia dos presépios. Desde o passado domingo, dia 14 de Dezembro, que os treze presépios abrilhantam a aldeia, atraindo curiosos e visitantes.
Há treze diferentes para visitar em treze lugares da freguesia de Garfe, assumindo-se esta como um local de passagem obrigatória na época natalícia.
Tudo começou há sete anos atrás com o repto a ser lançado pelo padre Luís Peixoto, ao qual responderam os habitantes da freguesia, deitando mãos a um projecto que se estende até aos dias de hoje e tem cativado cada vez mais visitantes à freguesia.
O projecto iniciou-se com três presépios, e, de ano para ano, o número foi aumentando, assim como a qualidade dos mesmos.
Durante cerca de dois meses os moradores dos vários lugares unem-se para criar o seu presépio. Recuperar imagens, construir novas e preparar o terreno que vai acolher o presépio são algumas das tarefas que têm pela frente.
“O Natal não é só uma época de consumismo desenfreado. Desde o tempo de S. Francisco de Assis que se faz o presépio para celebrar a representação do nascimento de Jesus Cristo”, recordou o pároco, Luís Peixoto, dando importância ao aspecto simbólico desta celebração religiosa. “Estes presépios são verdadeiras obras de arte. E a cada ano que passa, são mais perfeitos, mais valiosos”, caracterizou o pároco, deveras contente, ao ver o povo unir-se por uma causa comum.
A cerimónia de inauguração dos presépios contou com a presença de Manuel Baptista, presidente da autarquia povoense, acompanhado pela vereadora da Cultura, Fátima Moreira, do presidente da Junta de Freguesia de Garfe, Avelino Fernandes, entre outros amigos da freguesia e muitos populares.