Verim

Praia com ‘Qualidade de Ouro’

Pelo quarto ano consecutivo, a Praia Fluvial de Verim recebeu o galardão 'Qualidade de Ouro' atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Em  todo o país, e no tocante a praias costeiras, de transição e do interior, 390 praias foram galardoadas com qualidade ouro.  À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria Associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo ‘Qualidade de Ouro’, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, e tendo apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
No distrito de Braga, e relativamente a praias de interior, a distinção foi entregue a quatro praias, de entre as quais a Praia Fluvial de Verim. Estão, assim, conhecidas as praias que oferecem maior fiabilidade quanto à qualidade das suas águas, como refere a Quercus. Para além da Praia Fluvial de Verim, e no distrito de Braga, a qualidade de ouro foi atribuída ao Ermal (Vieira do Minho), Alqueirão (terras de Bouro) e Cavadinho (Braga).
“Esta distinção é resultado de muito trabalho, realizado diariamente com diferentes intervenientes, para que povoenses e forasteiros possam usufruir de uma praia fluvial acessível, com condições de segurança e com qualidade reconhecida”, refere o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. O autarca destaca mesmo que, a par de outros projectos de cariz ambiental, é pretensão do Executivo que lidera a construção de dois Parques de Lazer, valorizando as margens do rio Ave e do rio Cávado, em Santo Emilião e na União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, se possível com apoio de fundos comunitários.
Em termos nacionais, para  a época balnear de 2018, a Quercus identificou 390 praias com ‘Qualidade de Ouro’ – menos 6 do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.
A época balnear de 2018, que tem por base a Portaria n.º 118-A/2018 de 2 de maio, onde são identificadas as águas balneares costeiras e de transição e as águas balneares interiores (fixando as respectivas épocas balneares), tem  o seu arranque a partir do  dia 15 de Maio, sendo que a maioria das praias inicia a sua época balnear a partir de 1 de Junho.  No caso da praia Fluvial de Verim, e como esclarece a autarquia, esta terá, de 15 de Junho a 15 de Setembro, vigilância de dois nadadores salvadores.