27 buscas da GNR em seis concelho

Investigação 
por furtos de bebida

A GNR, através do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, realizou no dia 11 de Maio mais de duas dezenas de buscas em vários concelhos, no âmbito de uma investigação relacionada com furtos de bebidas espirituosas em supermercados. Há cerca de seis meses que a GNR estava no encalce dos suspeitos que,   de acordo com o que foi possível apurar, chegavam a realizar 15 furtos por fim-de-semana.
Os furtos, que tinham como alvo bebidas espirituosas de valor acrescentado em supermercados de diferentes cadeias, ocorreram em vários distritos do norte do país, nomeadamente Braga, Porto, Aveiro e Leiria. Além dos dois principais suspeitos, a investigação da GNR permitiu identificar uma rede de alegados receptadores.
De acordo com o que foi possível apurar, as bebidas furtadas nos supermercados, iludindo os sistemas de segurança, eram reintroduzidas no circuito comercial em estabelecimentos cujos proprietários incorrem no crime de receptação e de associação criminosa. Das buscas realizadas ontem, 17 domiciliárias e dez não domiciliária, resultou a apreensão de diverso material e a detenção de quatro pessoas, com idades entre os 30 e os 60 anos.
A GNR, que nesta operação envolveu 140 militares de diferentes valências, apreendeu mais  de mil garrafas de bebidas num valor superior a 15 mil euros e algumas dezenas de milhar de cigarros contrafeitos. Mais de mil doses de heroína e quase mil euros em numerário estão entre as apreensões da operação desencadeada ontem nos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Cabeceiras de Basto, Felgueiras, Amarante e Lousada. Uma dezena de telemóveis; computadores; quatro armas e um veículo foram também apreendidos nas diferentes buscas, a par de material relacionado com o tráfico de estupefacientes.
A GNR cumpriu dois mandados de detenção e deteve mais dois suspeitos em flagrante delito, um por posse de produto estupefaciente e outro por posse de arma.As quatro detenções ocorreram no concelho de Felgueiras.
Uma das buscas domiciliárias decorreu na Póvoa de Lanhoso, na habitação do proprietário de um bar no concelho de Guimarães
Foram ainda constituídos mais 12 arguidos.