Centro Interpretativo Maria da Fonte

Emprego no centro do debate

As ‘Razões para fazer voluntariado enquanto procura emprego’, pelas 10.15 horas de hoje, sexta-feira, dia 25 de Maio, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, é a iniciativa que assinala o encerramento da Semana do Emprego, que decorreu na Póvoa de Lanhoso, numa organização da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Durante uma semana, o emprego esteve no centro do debate. A mostra de emprego que se realizou nesta quinta-feira, junto à Casa da Botica, foi um dos momentos em destaque do programa, que incluiu várias conferências, dirigidas a jovens alunos, desempregados e comunidade em geral.
No arranque da iniciativa, na manhã de segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva, realçou que o objectivo da autarquia é ir ao encontro das pretensões dos empresários do concelho, adequando as formações às necessidades das empresas. Como exemplo, o autarca avançou que está em curso uma formação de Técnico de Logística, numa parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com vista a suprir uma das lacunas sentidas pela Prozis, um dos grandes empregadores do concelho. Outras das formações é na área têxtil, respondendo às necessidades do Grupo Valerius que tem a sua actividade instalada na vila, nas antigas instalações da Filobranca.
Para ficar a conhecer a realidade empresarial do concelho e as suas necessidades em relação a mão- de-obra, o autarca tem realizado visitas às empresas do concelho, a última das quais na freguesia de Taíde. Avelino Silva abraça a luta para baixar o número de desempregados do concelho, alertando que há empresários com falta de mão-de-obra, pelo que é necessário ajustar as várias formações a essas mesmas necessidades.
Helena Chaves, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, esclareceu que aquele instituto tem procurado corresponder a formação dos postos de trabalho que ficam por preencher. Aquela responsável deu nota de que a Póvoa de Lanhoso despertou para a importância das competências.