Festas de S. José

Multidão assistiu à procissão

Com 33 andores, adornados a flores naturais, e mais de cem figurantes, a procissão de S. José, no dia 19 de Março, assume-se, cada vez mais, como um dos momentos altos dos festejos ao padroeiro do concelho, atraindo às Terras da Maria da Fonte uma verdadeira multidão. Depois da chuva, que brindou os festejos deste ano, a tarde do feriado municipal foi bafejada pelo sol e uma verdadeira multidão marcou presença na vila para assistir à passagem do cortejo religioso.
Alzira Silva é natural da Póvoa de Lanhoso e reside há várias décadas no Porto, cidade para onde foi servir, ainda pequena, com apenas 10 anos. É presença assídua nas festas concelhias e, mesmo ao longe, acompanha as notícias da terra que a viu nascer através do Jornal Maria da Fonte.
“Vou lendo as novidades e vi o programa deste ano. Era para vir ao cortejo mas foi adiado devido à chuva. Assim, vim à procissão. É sempre um momento muito bonito e é bom ver os andores das paróquias na festa de todos os povoenses”, referiu.
Casimiro Martins e Adélia vieram de Sobradelo da Goma para assistir à procissão. Gostam de ver a procissão e rever amigos que vão encontrando. Consideram este um momento bonito que traz muita gente das freguesias.
Para além do clero, a Assembleia e Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, assim como as associações e confrarias do concelho, marcaram presença com as suas bandeiras e os seus representantes. O andor da S. José, transportado em ombros pelos bombeiros, que fizeram também guarda de honra, encerrou o desfile religioso.