Concurso do Portugal Fashion

Maria Meira Magalhães 
foi uma das vencedoras

O nome da Póvoa de Lanhoso brilhou na passerelle do Portugal Fashion, evento que decorreu de 22 a 24 de Março. O segundo dia do evento de moda ficou marcado pela final do Concurso Bloom, cuja vitória pertenceu à jovem povoense Maria Meira Magalhães, numa competição destinada à caça de novos talentos da moda nacional.
O gosto pelos desenhos relacionados com a moda, e segundo contam os pais Isaura e Manuel Magalhães, surgiu desde pequena mas foi no 7.º anos de escolaridade que Maria Meira Magalhães teve a certeza que era no mundo da moda que queria estar. Objectivo traçado, foi iniciado um caminho que levaria à vitória no Concurso Bloom.
“Esta área sempre me fascinou. Quando era pequena fazia roupas para as barbies com a minha irmã. A minha mãe também sempre teve o ‘bichinho’, gosto e jeito para fazer roupas. Neste colecção, ela esteve sempre presente. Quando chegou a altura de escolher a universidade, escolhi a Escola Superior de Artes e Design porque era uma universidade de renome e sabia que esta participava muitas vezes no Portugal Fashion. Então, com este objectivo de vir um dia a participar neste evento entrei e batalhei para tal. No meu último ano da licenciatura a minha professora aconselhou-me a participar no Bloom Contest do Portugal Fashion. Candidatei-me à primeira fase, onde tinha de enviar um dossier com a colecção. Nesta primeira fase, passaram 12 pessoas. Na segunda fase tive de confeccionar um dos coordenados apresentados e apresentar ao júri do Bloom e na última fase passaram oito finalistas, onde confecciona-mos todos os coordenados e apresentamos no primeiro dia do Portugal Fashion onde eu e a Mara. “Quando anunciaram o meu nome, eu estava lá atrás, nos bastidores, encostada à parede e nem me mexi”, explica, revelando que tudo parecia ter saído de um sonho, um sonho verdadeiramente real foi o nome da jovem povoense correu mundo fora.
Dar-se a conhecer enquanto designer de moda é o objectivo, estando prevista a sua participação nas próximas edições do Portugal Fashion, sendo a próxima já em Outubro. O sonho é possuir uma marca própria e vingar no mundo da moda.
Para a colecção apresenta-da, Maria Meira inspirou-se nas obras de Shai Langen, um artista plástico que transforma e modela o corpo humano de uma forma performativa e intuitiva, recorrendo a experiências e ao uso de materiais diferentes, como a pasta de papel de parede e tinta acrílica.