EDITORIAL

Criar comunidade

Manuel de Freitas Costa
Cem novos postos de trabalho é o que pretende criar uma nova empresa têxtil, do grupo Valérius, que está a fixar-se na Póvoa de Lanhoso. O início da laboração está previsto para o final de Março. Uma boa notícia para o concelho e para as suas gentes. A empresa ficará instalada no espaço onde, há anos, laborou a Filobranca. Neste momento, decorrem obras nas instalações e está em curso o processo de recrutamento, nas áreas da costura e embalagem.
Numa outra vertente, na Póvoa de Lanhoso, desde Novembro de 2014 que um grupo de jovens finalistas universitários procura promover a mudança e contribuir para um mundo melhor e mais justo. Para prosseguir o objectivo. Criaram a Gen Mundus, uma organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Nesta edição, damos a conhecer o trabalho desta ONGD que, neste ano, extravasa a sua actividade além-fonteiras, alargando o seu trabalho aos países africanos de língua oficial portuguesa e a Timor Leste. Será, pois, um trabalho desenvolvido da Póvoa de Lanhoso para o mundo.
De entre as actividades desenvolvidas, não podemos deixar de realçar as tertúlias intituladas ‘Conversas para a Mudança’, num projecto para o desenvolvimento e promoção humana, o apoio às vítimas de incêndios, com a angariação de bens para apoiar as vítimas de Figueiró dos Vinhos e, mais recentemente, em Janeiro, a 1.ª Corrida Solidária São Silvestre, em parceria com o CAPA – Clube de Adopção e Protecção de Animais. Tudo isto assente numa base de voluntariado. Um exemplo de força de perseverança de um grupo de jovens povoenses que dispõe do seu tempo livre para trabalhar em prol de um objectivo comum: promover a mudança.
É desta forma que um concelho cresce, que estreita laços e cria comunidade. Abrindo novos horizontes na área do emprego, fortalecendo o tecido que existe e criando novos postos de trabalho. É algo que trará maior qualidade de vida à comunidade povoense, para além da possibilidade de criação de emprego indirecto.
O voluntariado também é outra forma de criar comunidade. Esta Organização, a Gen Mundus, tem feito um trabalho muito bom no concelho, estreitando laços entre os povoenses e além fronteiras. É assim que se constrói um concelho.