Sensibilizar

Póvoa de Lanhoso 
continua a reflorestar

Bétulas, castanheiros, carva-lhos alvarinhos e sobreiros. Cerca de 20 árvores autóctones foram plantadas, na manhã de  31 de Outubro, no Monte de S. Mamede, por jovens do Erasmus+ e-HAND (Effetcs of Human Activities in Natural Disasters) em que participa a Es-cola Secundária da Póvoa de Lanhoso com escolas da Estónia, Roménia, França/  /Ilha de Reunião, Grécia, Turquia e Itália. Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Alguns dos carvalhos plantados derivam do Carvalho de Calvos, árvore classificada, exemplar centenário, um dos mais antigos da Europa, que existe no concelho povoense. O objectivo foi não só sensibilizar e informar a respeito do problema dos incêndios florestais, mas também dar oportunidade aos jovens de participarem activamente na reflorestação e na prevenção.
O grupo foi composto por mais de 30 alunos e alunas, assim como por professores. Mas houve ainda oportunidade para ouvir um especialista da Universidade do Minho, António Bento Gonçalves, que, no âmbito da temática das catástrofes naturais, mais especificamente dos incêndios florestais, enquadrou a iniciativa desta manhã (ao nível da influência da vegetação, do solo ou da própria utilização dos espaços), realizada sob orientação do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Antes desta plantação, numa zona ardida, o grupo foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e pela Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.