Noite Gerações


Kura e Diogo Piçarra 
são os nomes grandes

A noite mais aguardada do ano está à porta: a 1 de Setembro todos os caminhos levam até Porto d’ Ave, em Taíde, para mais uma edição da ‘Noite Gerações’. A nomes como Diogo Piçarra e Kura, junta-se Meninos do Rio, Ruy & Cirilo, Ruy Vercetti e ‘The End’. Tudo isto a partir das 23 horas. Mas, a festa não é só feita à noite. Tal como o ano passado, uma sunset, com diversos palcos e diversos estilos, promete aquecer a plateia para uma noite inesquecível.
A partir das 15 horas, as propostas passam por Billy Lobster (palco rock), Reais de 90 e Fuse DLM (Palco Urbano) e Paulo Coelho & Luigi (palco electrónico). Fernando Daniel, no palco Somersby, é a proposta do NG a partir das 19 horas. Todos os espectáculos têm entrada livre. Atrair pessoas de várias faixas etárias e vários estilos musicais é o que se propõem os responsáveis da ‘Noite Gerações’, convidando toda a comunidade, e numa ocasião em que se vive a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave, a conhecer as sua cultura e tradição, saboreando os tradicionais bifes à Romaria e o delicioso melão, visitando, também, o importante património que integra a Real Confraria de Nossa Senhora do Porto d’Ave. 
Pela ‘Noite Gerações’, que este ano completa 9 anos, passaram, no ano transacto, entre 12 a 15 mil pessoas, que levam bem longe o nome da freguesia e do concelho da Póvoa de Lanhoso. De ano para ano, a qualidade e o número de público tem vindo a crescer, surpreendendo todos aqueles que estão ligados à organização. Tudo começou com uma festa preparada por amigos, algo muito amador, que se transformou naquele que é o ‘evento do ano’.
Fernando Alvim, Mastiksoul, Pete Tha Zouk, Pedro Casanova, Agir, Miguel Araújo e João Paulo Rodrigues foram alguns dos nomes que já passaram pela ‘Noite Gerações (NG)’.
Cerca de 20 elementos, todos eles voluntários, integram a organização da NG, num verdadeiro ‘amor à camisola’ e à Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave. 
“Queremos que o património e as nossas tradições sejam conhecidas. Queremos levá-los cada vez mais longe e a cada vez mais pessoas. Queremos que venham à NG e que voltem para visitar a freguesia e todo o património da Confraria. Queremos, através da música, levar lon-ge o nome da Romaria, de Porto d’Ave e de Taíde”, re-fere um dos elementos da organização.
“Há quem marque férias por ocasião da Noite Gerações, emigrantes e pessoas de fora do concelho, para poderem estar presentes”, adianta ainda.