Garfe


Centro Social: 20 anos 
ao serviço da população

Os 20 anos do Centro Social de Garfe, a 4 de Agosto, foram assinalados com a apresentação de um livro que dá a co-nhecer um pouco do que fo-ram estes vinte anos ao ser- viço da população de Garfe, em especial dos idosos e das crianças. A obra tem como autores José Abílio Coelho, padre Luís Peixoto Fernandes, Liliana Vieira e Antonie-ta Fernandes e é enriquecida com depoimentos de colaboradoras da instituição.
Estes 20 anos de existência ficam também marcados pela atribuição da Medalha de Honra da Freguesia de Garfe. Os altos serviços prestados à comunidade garfense são assim reconhecidos pela Junta de Freguesia, agraciando aquela que é a instituição de cariz social mais relevante da freguesia.
“Pela sua importância e envolvimento humanitário, esta é hoje também uma das entidades empregadoras mais significativa e numerosa da nossa terra, com a relevância que isso encerra, na dinâmica que gira e na fixação da população jovem na nossa terra”, leu Paulo Ferreira, presidente da Junta de Garfe, referindo-se a parte da fundamentação apresentada  à reunião da Assembleia de Freguesia de Garfe, em Junho.
Na sessão solene, o padre Luís Peixoto Fernandes, presidente da direcção do Centro Social de Garfe, recordou que três pessoas: Ferro Rodrigues, que presidiu à inauguração, há 20 anos; D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga; e Manuela Guimarães Fernandes, natural de Garfe e com residência no Algarve, onde recebe, durante uma semana, as crianças da freguesia.
“À época, dar vida a um projecto como este era um sonho mas também uma ousadia. Partíamos com uma vontade sobre-humana de dotar Garfe de um serviço em que tudo era novo, tudo era para nós desconhecido, era dar forma a uma estrutura cujo segredos ainda não do-minávamos mas, acima desses receios, colocou-se a vontade de podermos ter na nossa paróquia e freguesia, uma serviço destinado a favorecer e apoiar as nossas crianças e nossos idosos”, explicou o padre Luís Fernandes.
Nas cerimónias, a Segurança Social fez-se representar por José Sá, do Núcleo de Resposta Social. A Câmara da Póvoa de Lanhoso esteve representada pelo presidente Manuel Baptista e pelo vereador da Cultura e Turismo, André Rodrigues.