Reportagem

Capela dos Pastorinhos 
nasceu nos Moinhos Novos

No ano em que se celebram os cem anos das Aparições de Fátima, o lugar dos Moinhos Novos, na vila da Póvoa de Lanhoso, inaugurou e benzeu uma nova capela, baptizada como a ‘Capela dos Pastorinhos’. A cerimónia decorreu na tarde de domingo, dia 7 de Maio, numa data em que se celebrava o Dia da Mãe. A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que benzeu o espaço e celebrou a Eucaristia, coadjuvado pelo Arcipreste da Póvoa de Lanhoso e pároco da vila, padre Armindo Gonçalves, e pelo vice-arcipreste, padre Albino Carneiro. No acto solene marcaram presença, de entre outras personalidades, os presidentes da Assembleia e Câmara Municipal, Amândio de Oliveira e Manuel Baptista, respectivamente; a vereadora Gabriela Fonseca, assim como os representantes de vá-rias instituições da vila da Póvoa de Lanhoso. Augusto e Daniel, moradores naquele lugar, lideraram o grupo de trabalho. O projecto da obra esteve também a cargo de uma moradora, arquitecta Sabrina Machado Gonçalves.
“Esta era uma obra há muito por nós sonhada. É uma obra que muito nos orgulha”, referiu Augusto, em nome de todos os que trabalharam e contribuíram para a obra.
Foi um projecto ambicioso, levado a cabo pelos moradores do lugar dos Moinhos No-vos, em trabalho que embeleza uma zona que não se encontrava até ao momento cuidada, e cujas vistas são deslumbrantes sobre a nossa vila, dispondo a população de um espaço para a sua devoção religiosa”, explicou, aproveitando para agradecer a todos quantos contribuíram para a obra.