Fontarcada

Doze anos de prisão 
por matar sogra à paulada

O homem que matou a mãe da ex-companheira à paulada       foi condenado a 12 anos de cadeia. Recorde-se que tudo aconteceu a 18 de Fevereiro de 2016, quando um homem, de 69 anos, residente em Travassos, foi detido por suspeita de ter assassinado, à paulada, a mãe da ex-companheira.  A idosa, de 87 anos, residente na Travessa de S. João, em Fontarcada, foi encontrada inconsciente, e com graves ferimentos na cabeça, por uma vizinha, na sua residência. Assistida pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e pela equipa médica da VMER de Barcelos, a idosa veio a falecer no local.
No dia seguinte à ocorrência dos factos, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, anunciou a detenção de um homem, de 69 anos, residente em Travassos, ex-companheiro da filha da vítima, por suspeita de autoria do crime. Presente a tribunal, ficou em prisão preventiva.
Segundo o “Maria da Fonte” apurou na ocasião, o suspeito e a filha da vítima estavam separados há algum tempo, tendo ambas as mulheres regressado à habitação da vítima, em Fontarcada. Emília Alves tinha fracturado uma perna neste mês de Fevereiro e encontrava-se sozinha quando tudo aconteceu. Foi encontrada por uma vizinha, que ali se deslocou a pedido da filha.
Segundo notícias vindas a público, “o colectivo de juízes deu como provado que o arguido teve intenção de matar mas que se enganou no alvo, já que pensaria que estava a agredir o alegado amante da ex-companheira”.
“O arguido estava acusado de homicídio qualificado, mas o tribunal condenou-o por homicídio simples, considerando que não houve premeditação e que não agiu por motivo fútil. Para o tribunal, na origem do crime estiveram os ciúmes do arguido”, referem as notícias. O homem negou a intenção de matar. Foi também condenado a pagar 80 mil euros de indemnização à família da vítima.