EDITORIAL

O orgulho concelhio

RUI MIGUEL GRAÇA
Oconcelho da Póvoa de Lanhoso está em festa. Por estes dias decorrem as festividades em honra do padroeiro, S. José, naquele que é o momento de exaltação concelhia e que deixa os povoenses todos orgulhosos de pertencerem a este terriório.
Aliás, este tipo de eventos, para além dos momentos de animação, servem para mostrar o que de me
Nesta edição, o jornal Maria da Fonte apresenta um suplemento de doze páginas totalmente direcionado às festas concelhias da Póvoa de Lanhoso. Um trabalho que visa representar tudo o que se realiza ao longo destes dias, culminando neste domingo, dia do Pai, dia de S. José.
lhor a Póvoa de Lanhoso tem, bem como enaltecer a sua história e identidade. As festas concelhias são um palco priviligiado para fazer perdurar no tempo a história e o legado dos antepassados, exemplo disso é o tema escolhido para o cortejo histórico e etnográfico, que trouxe às ruas da vila a vida e obra do grande benemérito António Ferreira Lopes. Se as gerações mais antigas têm bem presente o passado, certo é que nas mais novas há a tendência de o esquecer, o que não é o caso neste tema em questão, já que tem havido um trabalho importante por parte das entidades, concretamente da Santa Casa da Misericórdia, que tem levado junto dos mais novos tudo o que se refere ao legado de António Lopes. O cortejo etnográfico, promovido pela Câmara Municipal, foi ainda  umas das faces mais visíveis desta projecção, já que os quadros apresentados retrataram toda a sua vida. Retrataram-no para todas as gerações, inclusivamente para aqueles que, por estes dias, visitaram as terras da Maria da Fonte. E, nesse aspecto, o concelho saiu à rua para demonstrar todo o labor e preparação de vários meses. As actividades desportivas, as cerimónias religiosas, a gastronomia, a exaltação das tradições são razões de sobra para evidenciar toda a riqueza da Póvoa de Lanhoso.