Centenário do nascimento do escritor

Workshop de Escrita Criativa
homenageou António Celestino


Terminou, no dia 28 de Janeiro, o Workshop de Escrita Criativa, integrado nas comemorações do centenário de nascimento do escritor povoense, António Celestino. Esta acção começou no dia 7 de janeiro com oito formandos.
“Na terceira sessão já todas as pessoas participantes estavam a escrever para, como produto final e palpável do seu empenho, ser editado um opúsculo com um conjunto de pequenos contos, cujo mote é: ‘Um dia conto-te o quanto gostei de ti!’. Este opúsculo será divulgado na Feira do Livro, em Março próximo”, revelou a autarquia.
“Agradeço aos formandos a sua participação e o seu empenho, que, juntamente com o monitor, Dr. José Abílio Coelho, dedicaram à forma-ção”, considera o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, explicando que “este momento marca o arranque das comemorações do centenário de nascimento de António Celestino e tem como objectivo formar os povoenses e estimular a sua participação no concurso literário municipal, cujos trabalhos devem ser entregues entre 1 de Março e 15 de Abril”.
A última sessão ficou marcada pela entrega dos certificados de participação. O escritor e historiador José Abílio Coelho orientou o referido workshop.
“A escolha dos temas”; “Os contos têm uma estrutura própria: o conto ao longo dos tempos”; “Como começar e terminar um conto”; “A pontuação e a grafia: a importância da leitura”; “A dimensão do conto”; “A utilização das novas tecnologias na escrita criativa”; “Como publicar um conto em livro, jornal ou revista ou como apresentá-lo a um concurso literário” foram os pontos que constituíram o programa desta formação.