Nove espectáculos no palco do Theatro Club

Póvoa de Lanhoso é palco
do Concurso Nacional de Teatro


De 28 de Janeiro a 4 de Março, a Póvoa de Lanhoso é o centro do teatro de amadores, com a realização da XIII edição do Concurso Nacional de Teatro (CONTE), numa parceria que une a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Federação Portuguesa de Teatro e Fundação Inatel. Durante estes dias, 9 espectáculos so-bem ao palco do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso na disputa dos prémios a concurso, nomeadamente o Prémio Ruy de Carvalho, entregue à produção vencedora. Drama, comédia e épico musical são os géneros que podem ser apreciados no Theatro Club.
Na apresentação do cartaz do CONTE, André Rodrigues, vereador da Cultura do município da Póvoa de La-nhoso, revelou que a aposta no teatro é algo que o município quer manter, dado que se trata de um concelho com tradição no teatro de amadores. Aquele responsável vincou que as expectativas são altas dado o número de espectadores presentes no ano passado, cerca de 1200, facto esse que diz muito da qualidade dos espectáculos apresentados.
Anabela Teixeira, da Federação Nacional de Teatro, deu conta de que é o CONTE “é já uma montra dos melhores espectáculos de cariz associativo e carácter amador. Aquela responsável vincou que, sem o apoio do município e da Fundação Inatel, não poderiam realizar o concurso.
A cerimónia de encerramento está marcada para as 21 horas, do dia 4 de Março, num momento em que, para além dos prémios a concurso, será também entregue o prémio Ibéria, que premia um texto espanhol.
“Que seja um concurso de sucesso e que fique na história da Póvoa de Lanhoso”, salientou Anabela Teixeira.
Carla Raposeira, da Federação Inatel, revelou que aquela entidade irá proporcionar um apoio financeiro para a digressão a realizar pela companhia vencedora do CONTE.
“O Concurso Nacional de Teatro é uma iniciativa cultural que está consolidada e que muito nos orgulha, por-que o teatro é uma forte tradição na Póvoa de Lanhoso, quer na formação quer na divulgação do teatro, pelo que este concurso é um dos momentos altos da aposta cultural a autarquia”, destacou Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal.
Melhor Desenho de Luz – Prémio Orlando Worm; Melhor Ambiente Sonoro; Melhor Cenografia; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Interpretação Principal Feminina; Melhor Interpretação Secundária Feminina; Melhor Interpretação Principal Masculina; Melhor Interpretação Secundária Masculina; Melhor Encenação; Prémio Prestígio Personalidade – Fundação Inatel; Prémio Maria da Fonte – Júri Popular; Prémio Ruy de Carvalho – Produção Vencedora do Concurso Nacional de Teatro, são os prémios do CONTE.