Pelo sétimo ano consecutivo

Póvoa de Lanhoso novamente 
Autarquia + Familiarmente 
Responsável

Pelo sétimo ano consecutivo, a Póvoa de Lanhoso vai receber distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável. A entrega da bandeira decorreu nesta Quarta-feira, dia 7 de Dezembro, em Coimbra
A distinção é atribuída todos os anos pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis, que tem como objectivos principais acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.
“Esta distinção é o reconhecimento externo do trabalho social que todos os dias fazemos para melhorar a vida dos povoenses. Apesar de não andarmos atrás dos títulos é bom quando destacam o nosso trabalho. Continuamos no caminho certo”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.
Em Outubro, a Póvoa de Lanhoso recebeu o pré-mio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas actividades por si desenvolvidas.
O Município da Póvoa de Lanhoso tem apostado fortemente numa forte política transversal de apoio às famílias, desde crianças, jovens e seniores.
Medidas como o Naturalanhoso; como o subsídio de apoio ao pagamento das rendas de casa; como as bolsas de estudo e os prémios de mérito escolar; o apoio social escolar; os transportes escolares; os manuais escolares gratuitos para alunos com mais necessidades; os cartões municipais; a rede de Centros de Convívio; o trabalho do Banco de Voluntariado e da Loja Social; e o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, que intervém junto de vítimas de violência doméstica, de entre muitas outras, integram esta política de acção social reconhecida pelo sétimo ano consecutivo.
A participação em projectos e redes internacionais também tem sido uma preocupação. O município foi escolhido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para realizar os seus estudos sobre as boas práticas em Igualdade de Género implementadas pelos municípios (projecto ‘Local Gender Equality - Mainstreaming de género nas comunidades locais’), e, neste âmbito, a partilha de boas práticas tem sido uma realidade, nomeada- mente através de uma deslocação a Oslo, na Noruega, no final do ano passado. Destaque ainda para a vinda de um grupo de Kyoto, no Japão, à Póvoa de Lanhoso, no último mês de Setembro, a convite da CIG.
A par disto, recorde-se que o município foi considerado pela Organização Mundial de Saúde como “Cidade Amiga dos Idosos”, integra a “Rede Internacional de Cidades Educadoras” e prepara-se para ser reconhecida como “Cida-de Amiga das Crianças”, sendo que a candidatura já foi aceite pelo Comité Português para a UNICEF.