Núcleo Documental do Centro Interpretativo

 Colecção do ‘Maria da Fonte’ 
disponível para a comunidade

A colecção do Jornal Maria da Fonte – de 1886 a 1975, está disponível na internet, no site do Arquivo Municipal da Póvoa de Lanhoso. A partir de um clique em arquivo.munplanhoso.pt, na secção “desta-ques”, os interessados podem aceder à colecção deste centenário jornal.
Manuel Freitas Costa, director do Jornal ‘Maria da Fonte’ e presidente do Conselho de Administração do Grupo Arcada Nova, deu o ‘clique’ inaugural, numa cerimónia realizada na tarde de sábado, dia 12 de Novembro, no Núcleo Documental do Centro Interpretativo Maria da Fonte, na vila da Póvoa de Lanhoso.
Paulo Freitas, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, considerou o ‘Maria da Fonte’ como o maior repositório de informação da Póvoa de Lanhoso do período contemporâneo, da história social, política, económica e institucional. 
Como se pode ler no site do arquivo municipal, o jornal ‘Maria da Fonte’, hebdomadário semanário regionalista é um dos mais antigos jornais portugueses com edição ininterrupta, o que acontece já desde o ano de 1886, ano da sua fundação, há mais de 130 anos.
“A sua história está intimamente ligada com da principal heroína da Póvoa de Lanhoso, que titula, e que se viria a transformar num símbolo nacional na sequência da revolução de 1846, por todos conhecida por Revolução do Minho ou muito exactamente pela ‘Revolução da Maria da Fonte’ iniciada na Póvoa de Lanhoso na primavera de 1846”, lê-se ainda.
O momento ficou também marcado pela entrega, ao arquivo municipal, de parte da colecção do Jornal Póvoa de Lanhoso, já extinto e que durou perto de 80 anos.
André Rodrigues, vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, agradeceu ao director do Jornal Maria da Fonte, a cedência  da colecção, que está agora disponível para toda a comunidade.
Recorde-se que o Jornal ‘Maria da Fonte’ nasceu a 3 de Janeiro de 1886 para “responder às acusações e à pro-vocação que constituiu a publicação, no ano anterior, em 1885, do livro de Camilo Castelo Branco ‘a Maria da Fonte’ assente e veiculando um relato de José Joaquim Ferreira de Mello e Andrade, administrador do concelho  ao tempo da Revolução de 1846”.