EDITORIAL

‘Maria da Fonte’ 
disponível para todos

Paulo Monteiro
No passado dia 12 de Novembro o jornal ‘Maria da Fonte’ voltou a fazer história. Nesse dia os jornais editados desde 1886 a 1975 passaram a estar disponíveis no site do Arquivo Municipal da Póvoa de Lanhoso e podem ser consultados através do arquivo.mun-planhoso.pt. Um trabalho árduo mas fruto de um protocolo celebrado entre o Grupo Arcada Nova (detentor do título do jornal ‘Maria da Fonte’) e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em que o primeiro, ciente da importância do jornal para a história do concelho, disponibilizou todas as edições do jornal para serem digitalizadas e a partir da plataforma da autarquia poderem ser consultados por todos e em todo o mundo.
Em arquivo.mun-planhoso.pt pode ver um trabalho excelente feito com dedicação e profissionalismo onde um dos seus responsáveis, Paulo Freitas, tem feito de tudo para que a história da Maria da Fonte e da Póvoa de Lanhoso não seja esquecida e seja guardada para sempre para, também para sempre, ser consultada por todos.
Basta um clique para se ter toda a informação do jornal durante 89 anos. Os restantes 41 anos estarão, certamente, nos próximos anos também disponíveis uma vez que o jornal ‘Ma-ria da Fonte’ é considerado o maior repositório da informação da Póvoa de Lanhoso. Um jornal com 130 anos e com uma história única.
Ao mesmo tempo que foram disponibilizadas as edições mais antigas do jornal Maria da Fonte — recorde-se que os primeiros núme-ros do jornal sairam com a designação de ‘A Maria da Fonte’. O ‘A’ caiu mais tarde — foi inaugurada uma excelente exposição sobre ‘Primórdios da imprensa nas Terras de Lanhoso’ e que pode ser visitada no Núcleo Documental do Centro Interpretativo Maria da Fonte até ao final do ano.
Nesta exposição conta-se um pouco da história do jornal ‘Maria da Fonte’ e podem ser vistas algumas das edições mais antigas do jornal bem como vários materiais de impressão de tempos mais longínquos. O ‘Maria da Fonte’ tem, nesta mostra, a companhia do jornal ‘Póvoa de Lanhoso’, já extinto, mas que durou perto de 80 anos. Os dois periódicos rivalizaram durante muito tempo e acabam por contar a história deste concelho.
Uma exposição que vale a pena uma visita...