Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave

Devoção, bifes e melões 
atraem multidão

Iniciada a 26 de Agosto, a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave, na freguesia de Taíde, tem o seu culminar no Domingo, dia 4 de Setembro. Na noite desta sexta-feira, as atenções voltam-se para a majestosa procissão de velas, que sai à rua a partir das 21 horas. No ano passado, a Confraria de Nossa Senhora do Porto d’Ave vendeu duas mil velas. Ano após ano, a procissão de velas atrai cada vez mais devotos.
Além dos momentos de culto, a noite desta sexta-feira conta com a 8.ª edição da emblemática “Noite Gerações”, que tem como cabeça de cartaz, o conhecido “Agir”, um dos nomes sonantes do panorama musical da actualidade. Para o sábado, a animação fica a cargo, durante a tarde, do encontro de bombos e, à noite, as festividades recebem, a partir das 21h30, as actuações de Akisom, Santa Maria e Meninos do Rio. A missa solenizada, no Domingo, dia 4, às 11 horas, é presidida pelo bispo-auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho. A procissão sai à rua pelas 17 horas.
A Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave é uma das maiores e mais típicas romarias do Minho, como destaca o Juiz, Vítor Macedo.
Os bifes e os melões dão nome à romaria e atraem milhares de pessoas por estes dias a Porto d’Ave. O suculento bife, acompanhado da cebolada e da batata é rei à mesa.