5 de setembro é uma data muito especial

Bombeiros e Hospital 
estão de parabéns

O dia 5 de Setembro é um dia especial para os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e Hospital António Lopes. Neste dia, celebram o seu aniversário: 112 anos e 99 anos, respectivamente. A inauguração do Museu dos Bombeiros e da Unidade Médico-Cirúrgica da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso são ponto alto do programa festivo.
Falar no 5 de Setembro é falar em António Lopes, o grande benemérito da Póvoa de Lanhoso, e ‘pai’ dos Bombeiros e do Hospital. Neste ano, a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso inicia as comemorações do centenário do Hospital António Lopes. Um ano de intensa actividade, com exposições, congressos, palestras, concursos e lançamento de livros.
O programa festivo tem o seu início pelas 9 horas, com o hastear das bandeiras, com formatura geral na parada no Quartel-sede dos Bombeiros Voluntários e no Hospital António Lopes.
Às 9h30, decorre a romagem ao cemitério, com a homenagem aos bombeiros, benfeitores e Irmãos falecidos e, às 10 horas, na Igreja do Amparo, celebra-se a missa solenizada pelo Coro da Misericórdia, evocando a memória dos que passaram pelas instituições aniversariantes. Finda a cerimónia religiosa, segue-se a deposição de flores em preito do fundador dos Bombeiros e do Hospital, no monumento do Largo António Lopes. Às 11h30, decorre a inauguração e bênção da Unidade Médico-cirúrgica do Hospital António Lopes. Às 12 horas, tem lugar a actuação do Coro da Misericórdia, à qual se segue a sessão solene da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, no Salão Nobre do Hospital.
Findas as cerimónias, decorre o almoço, seguido de distinção de antiguidade aos funcionários da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e do lançamento do jornal ‘Santa Causa’.
De tarde, as cerimónias transitam para os Bombeiros Voluntários, com a recepção, às 16 horas, às autoridades oficiais e convidados no quartel-sede. Segue-se a imposição de condecorações, de divisas aos novos bombeiros e bênção de novas viaturas. Às 16h30, homenagem ao saudoso comandante Luís Pinto da Silva e ao Bombeiro Voluntário. A inauguração do Museu dos Bombeiros decorre a partir das 17h15, seguindo-se a sessão solene, com intervenção de entidades oficiais e convidados.
A festa continua à noite, com a actuação, a partir das 21 horas, da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e de uma banda açoriana.
Às 23 horas, realiza-se o desfile das viaturas dos bombeiros, com o lançamento de balonas, num momento muito aguardado pelos povoenses.