INAUGURAÇÃO DA UNIDADE MÉDICO-CIRÚRGICA

Misericórdia iniciou 
comemorações dos 100 anos 
do Hospital 

A inauguração da Unidade Médico-Cirúrgica, no dia 5 de Setembro, marca o arranque das comemorações do centenário do Hospital António Lopes, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Um programa vasto e diversificado, que se estende ao longo de 365 dias, e que pretende, tal como referiu o provedor Humberto Carneiro, homenagear António Lopes, fundador do Hospital, bem como todos aqueles que deram seguimento à grande obra.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.
Recorde-se que, no dia 5 de Setembro, festejam o seu aniversário as duas instituições mais emblemáticas do concelho – Bombeiros e Misericórdia. Este ano, face aos inúmeros incêndios no concelho, as comemorações do aniversário dos bombeiros foram adiadas.
Na nova Unidade Médico-Cirúrgica já funcionam novos serviços, nomeadamente as Unidades de Internamento, Endoscopia Digestiva, Cardiologia e Medicina Física e de Reabilitação. O novo Bloco Operatório entra em funcio namento no final do ano. Segundo Humberto Carneiro, com a entrada em funcionamento das duas novas valências, a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso concretiza dois objectivos, a permanente procura da melhoria da qualidade dos serviços e o proporcionar o acesso a diversos meios complementares de diagnósticos e terapêutica aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Na sessão solene, usaram também da palavra o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, assim como Manuel Lemos, presidente da União de Misericórdias que salientou, de entre outras, que “o nosso permanente desafio na cooperação com o Estado é fazer mas fazer ao nível de excelência”.
As comemorações integraram ainda o hastear da bandeira, romagem ao cemitério, missa e homenagem a António Ferreira Lopes, com deposição de flores junto ao seu monumento, no Largo António Ferreira Lopes. O Coro da Misericórdia abrilhantou a missa, assim como a cerimónia de inauguração da nova Unidade Médica Cirúrgica.