Remodelação do Hospital e novo acordo de cooperação no topo das intervenções

Misericórdia fecha ano
com resultados positivos


A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso fechou o ano com saldo positivo. Este foi um dos pontos dados a conhecer na última Assembleia Geral de Irmãos. No ano findo, a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso viu aprovada a actualização do Compromisso da Misericórdia que, depois de Assembleia Geral de Irmãos, foi remetido à Cúria Arquiepiscopal de Braga, que o aprovou por Decreto de 6 de outubro de 2015 na competência de Autoridade Eclesiástica diocesana.
De entre outras intervenções, a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso deu continuidade à obra de remodelação e ampliação do Hospital António Lopes (HAL) que vigorará com um novo Acordo de Cooperação que converte o HAL em hospital do SNS (Serviço Nacional de Saúde), em plano de igualdade com os hospitais da rede pública.
“Este novo Acordo de Cooperação, não só renova o acesso dos utentes do SNS, por via do respectivo Médico de Família, para consultas e cirurgias das especialidades de: Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia, mas também, pela mesma via, o acesso dos mesmos utentes a uma diversidade de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT’s) de diversas especialidades destacando-se cardiologia (ECG com provas de esforço, Ecocardiogramas, Holter e MAPA), gastroenterologia (EDA e Colonoscopias) e medicina física e reabilitação (fisioterapia)”, esclarece a Santa Casa, em nota de imprensa.
A par disto, a Santa Casa viu aprovados alguns projectos, nomeadamente o ON2 e o Fundo Rainha D. Leonor. O ON2 – O Novo Norte, que teve como objectivo obter verbas para co-financiamento da obra ULDM – Unidade de Longa Duração e Manutenção D. Elvira Câmara num valor que pode ir até 1,206 milhões de euros.
O Fundo Rainha D. Leonor, criado pela SCM de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, com objectivo de financiamento, a fundo perdido, da obra de remodelação e ampliação do edifício de S. Gonçalo.
A Certificação EQUASS (European Quality in Social Services) das valências sociais foi outras das conquista no ano passado.
Na referida Assembleia Geral, realizada a 12 de Março, foram ainda apresentados e aprovados: a proposta da Mesa Administrativa contrair um mútuo oneroso no montante de 1 milhão de euros, para fazer face aos encargos com a remodelação e ampliação e aquisição de equipamentos para o Hospital António Lopes; O Regulamento Disciplinar de Irmãos, conforme previsto no Compromisso desta Misericórdia.