Evento está cada vez mais consolidado

‘Pessoa’ venceu 
Concurso Nacional de Teatro

A peça ‘Pessoa’ do TPN - Teatro Passagem de Nível, da Amadora, arrecadou o prémio de Melhor Espectáculo Ruy de Carvalho do XII Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso (CONTE), promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Federação Nacional de Teatro e Fundação Inatel. O anúncio dos vencedores decorreu no sábado, dia 12 de Março. A noite de festa iniciou com a peça “Limpezas Maria da Fonte”, trazida ao palco pelo grupo de teatro da Associação de Funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Rafa Leite foi o apresentador de serviço.
Nove peças concorreram aos prémios do Concurso Nacional de Teatro. Pelo palco do Theatro Club passou também Ruy de Carvalho, o patrono do Concurso Nacional de Teatro, seu filho e seu neto que apresentou, extra-concurso, no dia 5 de Fevereiro, a peça “Trovas & Canções Actores, Poetas e Cantores”.
Uma das novidades da edição deste ano foi a entrega do prémio Ibéria, destinado ao melhor espectáculo de um grupo associado da ‘ESCENAMATEUR’, congénere espanhola da FPTA. Nos discursos finais, Inês de Medeiros, vice-presidente da Fundação Inatel, de entre outras consi-derações, destacou “a energia, esforço, empenho e paixão com que fazem teatro”.
“Sinto que este Concurso Nacional de Teatro está consolidado. A qualidade dos espectáculos que passaram por esta sala é prova disso mesmo. Passaram por este palco actores amadores de grande profissionalismo”, destacou Armando Fernandes, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. 
“É entendimento da Câmara Municipal, no futuro, deveremos rever algumas linhas de orientação da organização deste concurso. Temos muitos jovens na Póvoa de Lanhoso a fazer formação de actores. A autarquia tem apostado na criação de condições para que esta nobre arte possa ganhar cada vez mais públicos. Seria legítimo que a autarquia que recebe e financia este concurso nacional pudesse indicar uma companhia do seu concelho para integrar a fase final do Concurso Nacional de Teatro”, disse Ar ‘mando Fernandes, em jeito de desabafo.