Centro Educativo do Cávado

Crianças à descoberta 
do Atletismo

Mais de 270 crianças do distrito de Braga participaram, no passado sábado, dia 5 de Março, no Torneio de Atletismo de Pavilhão, realizado no pavilhão gimnodesportivo do Centro Educativo do Cávado, em Monsul, numa organização do Centro de Formação Desportiva de Atletismo Gonçalo Sampaio - Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e da Coordenação Local do Desporto, de Braga.
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Associação de Atletismo de Braga - AAB associaram-se ao evento, que teve como objectivo principal o de permitir a todas as crianças e jovens realizar uma primeira abordagem às diversas disciplinas do Atletismo, através de situações simples.
“É também uma forma eficaz e adequada de promoção do Atletismo em âmbito escolar, base essencial na formação, captação e recrutamento de crianças e jovens para esta modalidade. O Torneio de Atletismo de Pavilhão é uma oportunidade de encontro e troca de experiências entre escolas e clubes de várias localidades, transformando este evento num momento de convívio e intercâmbio de vivências desportivas entre as crianças e treinadores”, referiram os responsáveis.
Neste Torneio, participaram atletas do escalão de Benjamins A (2007/2008/2009), Benjamins B (2005/2006) e Infantis (2003/2004) pertencentes a clubes, escolas de atletismo, a grupos/equipas do Desporto Escolar e/ou outras entidades. Vaivém com obstáculos, lançamento do peso, lançamento da bola medicinal, saltitares, 3 saltos steps, saltos a pés juntos e lançamento do peso foram os exercícios realizados.
“Estamos a investir tanto quanto podemos e a tentar sensibilizar as estruturas locais e nacionais para o desporto, para o desporto escolar, para a prática desportiva. O desporto tem sido uma das nossas grandes apostas ao longo da nossa vida, da nossa longa história. Neste momento, temos alcançado resultados extraordinários e queremos potenciar tudo aquilo que temos. Temos um grande Knowhow, temos professores e funcionários, temos alunos extraordinários, a querer competir, a querer participar”, salientou Luísa Rodrigues, directora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio.
“Temos que apostar cada vez mais no desporto e no exercício físico. Mais vale investir no desporto, até como combate à obesidade em que temos crianças cada vez mais obesas do que mais tarde ter que gastar muito mais na saúde. Devia haver mais horas de desporto nos currículos e mais horas de desporto escolar para a aquisição de hábitos de vida saudáveis e combate ao insucesso e abandono escolar e a nível de saúde”, revelou Gabriela Fonseca, vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, felicitando o Agrupamento por ter conseguido um centro de formação desportiva de atletismo, que é uma “mais-valia para o concelho”.