Provador garante a continuidade de um trabalho “transparente” e “responsável”

Humberto Carneiro empossado
para novo mandato 


Humberto Carneiro foi empossado, no dia 9 de Janeiro, para mais um mandato como Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. No momento de tomada de posse dos corpos gerentes da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, Humberto Carneiro vincou que “sempre trabalhamos e continuamos a trabalhar de uma forma vo-luntária, transparente e responsável”.
Continuar a assegurar a sustentabilidade e o equilíbrio financeiro da instituição, por forma a não comprometer todo o trabalho já feito e todo o reconhecimento já conquistado; assumir a Misericórdia na defesa dos mais protegidos e vulneráveis da comunidade; e uma liderança serena e inclusiva, com credibilidade interna e externa, foram as três notas deixadas por Humberto Carneiro.
A sustentabilidade da Misericórdia, com a manutenção e alargamento dos acordos de cooperação que estão em vigor, na área social e na área da saúde; adequar todos os investimentos e gastos em imobilizado em candidaturas a programas de financiamento comunitário; potenciar o crescimento e reconhecimento da instituição pela comunidade; potenciar a inovação das respostas sociais e da área da saúde; o envolvimento cada vez maior dos colaboradores, utentes, parceiros, famílias e da comunidade; e capacitar as equipas para melhor responder aos desafios do futuro, foram os eixos definidos por Humberto Carneiro para o próximo quadriénio.
“Muitos são os desafios do futuro. Temos um percurso que fala por nós, de obra rea-lizada, de obra que está em curso mas uma instituição destas não vive, naturalmente, apenas de obras mas também vive de obras”, disse Humberto Carneiro, apontando que a comemoração do centenário do Hospital António Lopes tem início no próximo dia 5 de Setembro, com a inauguração da nova unidade médico-cirúrgica. Humberto Carneiro apontou também a criação de um núcleo museológico interactivo e o finalizar das obras de remodelação e ampliação da estrutura residencial para idosos, o Lar de S. José, e dos edifícios de creche e jardim-de-infância S. Gonçalo e Nossa Senhora da Misericórdia. A remodelação da Farmácia da Misericórdia e a  criação de um portal da Santa Casa foram também destacados pelo Provedor Humberto Carneiro.
No início do seu discurso, Humberto Carneiro dirigiu-se a Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, dando conta da parceria extraordinária entre a Misericórdia e a Câmara Municipal, que tem permitido que os projectos que a Misericórdia, ao longo dos anos, tem submetido a aprovação e apreciação da Câmara Municipal tem recebido dos serviços o melhor acolhimento, com isenção de taxas de licenciamento, pelo papel social desempenhado pela ins- tituição.
Manuel Lemos, presidente do Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas, finalizou os discursos. Na sua intervenção, Manuel Lemos, de entre outros aspectos, frisou que “esta Santa Casa tem um caminho a percorrer e está a percorrê-lo muito bem”.