U.F. de Fontarcada e Oliveira

Escola transformada 
em Centro de Convívio


Criado em 2012, o Centro de Convívio de Fontarcada e Oliveira funciona, a partir de agora, em novas instalações, no edifício da Escola EB1 de Arrifana, em Fontarcada. Depois de acolher  os netos, que ali aprenderam a ler e a escrever, a Escola de Arrifana recebe agora os avós, que ali passam momentos de grande convívio e aprendizagem. Aumentar o número de utentes do Centro de Convívio, actualmente cerca de vinte, é um dos objectivos.
Depois da bênção do espaço, pelo padre Salvador Mota, e do descerrar da placa comemorativa, seguiram-se os discursos, com o presidente da União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira, António Pereira, a dar conta do orgulho e satisfação pela inauguração das novas instalações do Centro de Convívio.
“Não há nada mais importante e que nos dê mais satisfação do que trabalhar em prol de todos vocês. Este é e será sempre o nosso único e principal objectivo”, referiu António Pereira, agradecendo ao presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, “o empenho, dedicação e contributo para a realização e para tornar real esta obra”.
“Desde as crianças aos mais velhos, temos feito um trabalho notável nestes dez anos”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal, fazendo votos de “quem nos governe, daqui a uns anos, tenha esta sensibilidade e este carinho que estamos a ter com vocês”.
“É nosso dever como autarcas dar-vos este miminho”, disse o autarca, revelando que é obrigação da autarquia estar ao lado das pessoas.
Actualmente, são seis os centros de convívio em funcionamento no concelho da Póvoa de Lanhoso: Centro de Convívio da União de Freguesias de Esperança e Brunhais; Centro de Convívio de Vilela; Centro de Convívio de Friande e São João de Rei; Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso; Centro de Convívio de Rendufinho; e Centro de Convívio de Fontarcada e Oliveira. No início do ano, outros dois juntam-se aos seis já existentes, que acolhem cerca de duas centenas de utentes.