Peça juntou colaboradores da autarquia e jovens povoense

‘Limpezas Maria da Fonte’ aposta
no teatro amador do concelho

Trata-se de mais uma produção da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através do Theatro Club e que surge após o sucesso de “O Petrificado” e “1514”. “Limpezas Maria da Fonte” estreou no Theatro Club, no dia 24 de Setembro, no âmbito das comemorações dos 723 anos do concelho e foi um verdadeiro sucesso comunitário.
Tem como actores funcionários e colaboradores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assim como jovens povoenses (que iniciaram a sua formação no Club de Teatro e que depois foram convidados a integrar o elenco principal).
 Esta peça tem encenação de Maíra Ribeiro, que é coautora do texto juntamente com R. M. Cruz. O cenário foi desenhado pela encenadora Maira Ribeiro e construído nas oficinas da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
 Trata-se de uma comédia de costumes, que visa deixar o público bem-disposto. Inspira-se na Revolta da Maria da Fonte, mas não se trata de uma aula de história. É a história de uma empresa de limpezas, cujos funcionários se revoltam com o administrador por este querer introduzir algumas alterações e reclamam melhores condições de trabalho.Esta peça vai ser reposta na Casa do Povo de Briteiros, no dia 17 de Outubro, pelas 21h30, a convite da Citânia - Associação Juvenil, no âmbito do encontro de teatro amador.
 A vontade de imprimir à cultura da Póvoa de Lanhoso uma nova dinâmica que passava pelo reanimar do Teatro Amador fez surgir uma primeira encenação protagonizada, na sua maioria, por funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, ‘O Petrificado’.
Já para celebrar os 500 anos da entrega do Foral Novo Manuelino às Terras de Lanhoso nasceu a comédia “1514”, que teve apresentações em concelhos como Amares, Mondim de Basto e Terras de Bouro para além da Póvoa de Lanhoso.