NO CAMPEONATO NACIONAL DA II DIVISÃO

Associação de Andebol lança equipa de juniores

A Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso, que desenvolve actividade desde 2010, apresenta na época que agora começa, como novidade, uma equipa no escalão de juniores. Inscrita no nacional da II Divisão, a equipa enfrenta já dificuldades competitivas, com três jogadores a recuperar de lesões nos joelhos. “Pacientemente, o clube tem feito grande esforço para manter o andebol na Póvoa de Lanhoso. Os jovens vão ganhando experiência, há muitos juniores e seniores. No ano passado a novidade foram seniores, porque, embora a maior parte da equipa fossem juniores de primeiro ano, fizeram o campeonato de seniores da III Divisão Nacional”, explica o coordena- dor técnico, João Ferreira.
Este ano, acrescenta, “com quantidade considerável de        juvenis que subiram ao escalão de juniores, que não existia ainda, houve a possibilidade de formar equipa, onde participam ex-juvenis e outros que já jogaram pelos seniores”. O objectivo é, dentro de alguns anos, haver na Pó-voa de Lanhoso equipas de andebol de todos os escalões etários, para que haja diversidade, porque, como salienta o coordenador técnico, “o futebol é desporto-rei em quase todos os lados”.
Segundo João Ferreira, a vila reúne  “condições excelentes” para captar jovens.
“No centro há cerca de 800 a frequentar a escola secundária e a preparatória e dois centros escolares.
Mas mesmo assim há uma cultura do futebol, embora nem toda a gente procure o futebol”, adianta.
Do ponto de vista do andebol, a captação de praticantes jovens sofre concorrência com outras modalidades, destacando-se o futsal, uma escolha que está a crescer em procura.
Segundo João Ferreira, o andebol, como  as restantes modalidades — basquetebol, hóquei em patins, voleibol, sofre do crescimento do futsal, que, diz, “está a aniquiliar” outras opções, porque o futsal pertence à federação de futebol, com “mais meios financeiros” e acaba de beneficiar da própria projecção do futebol em fenómenos com a “Ronaldomania”. 
O futsal oferece facilidades de implantação, beneficiando de fenómenos como a “Ro-naldomania” e não exigir especificidades técnicasnecessárias noutras modalidades.   
Por outro lado, confessa “alguma tristeza” pela “preocupação desmedida sobre o rendimento escolar dos jovens, que, sustenta, “têm a semana toda ocupada e a maior parte”, o que envolve problemas: “os jovens precisam de desenvolvimento físico”.