GUIADAS PELA GNR

Crianças foram para a rua
para prevenir incêndios

Cerca de duas dezenas de crianças foram ontem ao encontro dos comerciantes e dos visitantes da vila de Terras de Bouro para lhes deixar alguns conselhos sobre como prevenir incêndios florestais.
A acção de sensibilização, que envolveu crianças do ATL de Moimenta,  inserese no projecto ‘Sensibilizar, crescer e actuar’ que a Co-missão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Terras de Bouro desenvolve, pelo quarto ano, em parceria com a GNR, através da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso.
Além da prevenção dos incêndios, as crianças sensibilizaram os comerciantes para algumas medidas de segurança a adoptarem para prevenirem assaltos e outros crimes.
Aos turistas com quem se cruzaram, as crianças entregaram um folheto com conselhos sobre trilhos pedestres, muito utilizados por quem visita o concelho, que integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
“Pretendemos que estas actividades sejam pedagógicas e que as crianças sejam catalisadores dos pais e de outros cidadãos” explicou a presidente da CPCJ de Terras de Bouro, Filipa Moreira, ao ‘Maria da Fonte’, que garante que a receptividade de quem é abordado tem sido boa. A responsável da CPCJ afirma que as próprias crianças vão tomando consciência de algumas regras, nomeada-mente no que toca à segurança rodoviária.
Este é também o objectivo da GNR que, além da vertente da sensibilização, fomenta a proximidade com os cidadãos.