Em Setembro

Centro Interpretativo
Maria da Fonte abre portas

Concluídas que estão as obras de requalificação dos dois edifícios que vão albergar este equipamento cultural, as próximas semanas serão para terminar todo o processo de instalação dos equipamentos tecnológicos e mobiliário. O presidente da autarquia Manuel Baptista, em visita ao CIMF, referiu que “este novo espaço cultural está quase pronto e a cumprir os prazos e orçamento definidos. A Póvoa de Lanhoso fará, finalmente, justiça à sua grande heroína, dedicando-lhe um dos seus principais equipamentos públicos. Estou muito satisfeito com o resultado da obra, pois empenhei-me bastante neste projeto. No Dia do Concelho vamos abrir ao público este Centro Interpretativo”.
A criação do Centro Interpretativo Maria da Fonte permitirá concentrar publicações, estudos e documentos que caracterizam o Liberalismo Português, com recurso a soluções digitais, assumindo um importante núcleo de estudos em Portugal neste campo. A par da formação de um centro de estudos e documental, o Centro Interpretativo deverá assumir outras valências subordinadas ao mesmo tema, nomeadamente de exposições temáticas, permanente, temporárias e itinerantes; de serviços educativos transversais aos diversos níveis de escola- ridade e etários; de investigação; de artes plásticas, representação e música; de conferências e publicações de divulgação e sensibilização.
A Póvoa de Lanhoso está associada, tanto a nível histórico como bibliográfico, à “Terra da Maria da Fonte” pelo que o município pretende consolidar uma imagem irreversível desse ícone da história de Portugal que importa salvaguardar, assumir e rentabilizar cultural e turisticamente.
 O projeto de reconstrução e adaptação dos edifícios contíguos ao Theatro Club para Centro Interpretativo Maria da Fonte é composto por quatro espaços funcionais distintos: documental; expositivo/divulgação/visitação; serviços administrativos e serviços de apoio a expressões dra-máticas, musicais, de entre outras.
Tratando-se de dois edifícios independentes, que não estão fisicamente em contacto e se encontram inseridos em Zona Especial de Proteção do Theatro Club e incluídos no Conjunto de Interesse Municipal – Largo António Lopes, a distribuição das zonas principais foi pensada de forma a garantir uma boa funcionalidade de todo o espaço de Centro Interpretativo, sendo que incluem diferentes espaços e funções organizados em área documental (com espaços de arquivo, espaço para museologia, exposição, consulta/estudo e Digitalização/Microfilmagem); área expositiva/divulgação/visitação (com espaços adequados para exposições permanentes, exposições temporárias, reuniões/ /conferências e serviços educativos de apoio a escolas e outras instituições); área administrativa (com gabinetes de trabalho e sala de reuniões); e uma área de apoio a expressões dramáticas, musicais e outras (com sala de ensaios e de estudos instrumentais). 
Este é um projeto promovido pela Câmara e cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, que conta com um investimento elegível de 1.642.162,23€, sendo que a comparticipação comunitária é de 1.395.837,90€, correspondente a uma taxa de 85%.