Sob o mote ‘Não faz mal ser diferente’

Associação ASSIS recebeu
a visita de crianças bracarenses

A ASSIS — Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte recebeu pela primeira vez a visita de uma escola. Promover a inclusão e o respeito pelas pessoas especiais foi o mote da deslocação de uma turma do 2.º ano do primeiro ciclo do Colégio Nossa Senhora das Graças, de Braga, à instituição sediada na Rua dos Tinocos, na Póvoa de Lanhoso.
A turma do 2.º B foi recebida pela directora da ASSIS, Cíntia Costa, que destacou precisamente o facto de esta ter sido a primeira vez que um estabelecimento de ensino tomou a iniciativa de visitar a instituição,  facto que agradou muito aos utentes, o que aliás ficou patente na forma entusiasmada como acolheram os alunos.
Os meninos começaram por participar num atelier de culinária, onde confeccionaram bolachas. Dali seguiram para uma aula de educação física em que os utentes da ASSIS e as crianças realizaram exercícios físicos conjuntos. Ainda antes de terminar a visita, as crianças participaram num atelier de arte plásticas e tiveram um breve contacto com os utentes com perturbações do espectro autista .
Para casa, as crianças levaram uma flor confeccionada pelos utentes da instituição, tendo ficado a promessa da ASSIS visitar também o colégio em Braga. Nesta deslocação à Póvoa de Lanhoso, as crianças visitaram, também a Casa da Botica, numa iniciativa articulada com a responsável pela Divisão da Cultura, Maria Torcato Baptista. Na Biblioteca Municipal Infantil, as crianças dinamizaram o conto ‘Não faz mal ser diferente’, com a participação da responsável  pelo espaço, Cláudia Silva.
A viagem à Póvoa de Lanhoso levou ainda a turma do 2.º B ao posto de Turismo da Póvoa de Lanhoso, onde receberam postais com imagens do concelho e outras lembranças, nenhuma sessão em que foram acolhidas pelos técnicos Pedro Esteves, Liliana Fernandes, Orlando Fernandes e Cátia Silva.