Taíde

‘Feira dos 25’
atrai muitos curiosos

As festas em honra de Nossa Senhora da Graça, realizadas a 25 de Março, continuam a chamar ao lugar de Quintela, em Taíde, muitos forasteiros. Para além dos povoenses, há quem se desloque dos concelhos de Guimarães, Vieira do Minho e Braga, para assistir aos momentos das festividades.
Conhecida como a ‘Feira Franca dos 25’, a festividade em honra de Nossa Senhora da Graça tem como pontos altos, para além dos momentos religiosos, a feira franca, o concurso pecuário e a corrida de cavalos.
António Silva veio de Ruivães, no concelho de Vieira do Minho, para assistir ao concurso pecuário. “Costumo vir cá todos os anos com um amigo de Rossas. Este ano, ele não pôde vir mas resolvi vir sozinho. Gosto muito de apreciar o concurso pecuário pois os produtores mesmo com dificuldades fazem gosto de apresentar os animais muito bem cuidados. É um momento bonito de ser ver, em especial de quem gostar da agricultura e de animais”, revelou. No concurso pecuário, na raça barrosã, José Carvalho, de Guimarães, apresentou o melhor touro reprodutor. Nesta mesma classe mas na raça galega (minhota) o primeiro prémio foi obtido por Domingos da Cunha Fernandes, de Guimarães, que apresentou o ‘Galego’, com 1700 quilos, que completa 4 anos no dia 8 de Maio.
Do concelho, mais precisamente de Garfe, marcou presença no concurso Maria da Conceição Meira Lopes, que apresentou a segunda melhor junta de bois sem desfecho.
Musicalmente, as festividades foram animadas por Hélder Baptista e sua banda.