Geraz do Minho

Atropelamento mortal
por condutor com álcool


Foi trágica a noite de Sexta-feira Santa em Geraz do Minho. Um duplo atropelamento tirou a vida a um homem de 75 anos e provocou ferimentos numa mulher de 67 anos. O acidente ocorreu na Rua do Monte e as vítimas seguiam em direcção à Igreja Paroquial para assistir a uma celebração religiosa.
O condutor, de 33 anos que reside na freguesia de Monsul acusou uma taxa de álcool      de 2,50 g/l. Foi detido pela GNR, tendo sido notificado para comparecer a Tribunal. O processo baixou a inquérito. As investigações prosseguem.
Francisco Gomes de Oliveira seguia, a pé, com a vizinha Maria de Fátima Pereira quando tudo aconteceu. A filha de Francisco Oliveira seguia também com eles mas voltou atrás para confirmar se tinha desligado o fogão, como contou ao ‘Maria da Fonte’ a filha de Maria de Fátima, Isabel Silva.
Na manhã seguinte, Isabel Silva ainda transtornada olhava para o local onde tudo aconteceu, explicando que a mãe e o vizinha iam assistir a uma encenação na Igreja Paroquial, onde  participava a neta de Francisco Oliveira.
Pelas 20h30, quando circulavam na Rua do Monte, foram colhidos por um automóvel, que seguia em sentido contrário.
“Iam os dois pela beira e o carro veio e embateu contra eles. A minha mãe não se lembra de muito. A minha mãe caiu para o meio das silvas e o Sr. Francisco ficou ali caído no chão”, explicou ao “Maria da Fonte”, Isabel Silva, ainda emocionada, não só pelos ferimentos da mãe, mas porque a vítima mortal “era como um pai. Convivíamos muito”.
“Estava a dar a sopa ao meu filho. Ia jantar quando uma vizinha bateu-me à porta a dizer que tinha acontecido alguma coisa à minha mãe. Vim logo com esse vizinha e a minha mãe já tinha sido tirada das silvas, estava sentada numa cadeira”, descreveu a Isabel Silva, cuja mãe sofreu ferimentos ligeiros.
“Agarrou-se a mim e pediu-me desculpa, que não teve culpa”, revelou Isabel Silva, falando do condutor da viatura, lembrando que ele cheirava a álcool.
O alerta aos bombeiros foi dado por vizinhos que ouviram o barulho. Além de duas ambulâncias, o socorro mobilizou a equipa da viatura médica de emergência e reanimação (VMER). As duas vítimas foram socorridas no local e transportadas ao Hospital, onde Francisco Gomes de Oliveira veio a falecer pouco tempo depois.
A notícia do acidente e, em particular, a morte de Francisco Pereira, deixou toda a gente em choque, estragando a Páscoa.
Para além dos elementos do Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, no local estiveram militares do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito de Braga para recolher elementos, com vista a apurar as circunstâncias do atropelamento mortal.