GRANDIOSAS FESTAS EM HONRA DE S. JOSÉ

Um evento festivo de todos
e para todos os povoenses

A vila da Póvoa de Lanhoso veste-se a preceito, de 14 a 22 de Março, para acolher as tradicionais festividades em honra de S. José. Mais uma vez, as associações e colectividades do concelho têm um papel activo, trazendo ao cartaz das festas as suapadroeiros do concelho e o Cortejo Histórico e Etnográfico, na tarde de domingo, dia 22, são dois dos momentos altos do programa festivo. Retomado pelo actual executivo, o cortejo etnográfico, a realizar nas principais artérias da vila, a partir das 15 horas, e de acordo com o vereador da cultura, Armando Fernandes, dará a conhecer um pouco da evolução da Póvoa de Lanhoso ao longo dos tempos, desde a pré-história até aos dias de hoje, e envolverá as freguesias e uniões de freguesia do concelho.
A Noite da Juventude, no dia 20 de Março, é uma das novidades deste ano, numa iniciativa que envolve a autarquia a associações juvenis do concelho (Associação Juvenil de Campo, Associações Jovens Emilianos e Associação Cultural Jovens de Valdemil).
“A Câmara Municipal sempre privilegiou o trabalho com as associações. É isso que temos feito e é isso que continuamos a fazer. Para a dinamização das actividades desportivas e da Festa da Juventude continuamos a contar com o apoio das associações locais”, explica a vereadora da juventude, Gabriela Fonseca, no decurso da conferência de imprensa de apresentação do programa das festas, realizada na Casa da Botica, no dia 2 de Março.
No panorama musical, Augusto Canário é a estrela da festa, numa noite solidária organizada pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, na noitada de S. José, a 18 de Março, que integra, também, um momento dedicado aos mais jovens, com a actuação de vários Dj’s.
Os tempos são de contenção e o orçamento das festas deste ano, não descurando a qualidade, ronda os 55 mil euros, menos 5 mil euros que o ano transacto, conforme deu conta Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Para o autarca, o bom tempo é fundamental para o sucesso de qualquer programa. “O melhor programa que nós podemos ter é o S. Pedro ser nosso amigo e dar sol, pois para as Festas de S. José correrem bem é preciso sol”. Agradecendo ao artista plástico povoense pela brilhante tela alusiva às festas, que embeleza o cartaz das festas deste ano, o edil apontou a melhoria da qualidade do cartaz deste ano, graças às “boas parcerias que temos com as nossas associações e com a iniciativa das próprias associações”. O autarca frisou a intenção de promover o comércio local.
s actividades mais emblemáticas. A procissão de S. José, a 19 de Março, com os andores dos santos