Covelas

Padre Rafael recebido
em ambiente de festa

Foi num ambiente de grande festa que padre Rafael Poças foi recebido, no dia 22 de Fevereiro, na freguesia de Covelas, sucedendo ao padre António Couto, que, por razões de saúde, se viu obrigado a abandonar a sua carreira sacerdotal, tanto em Covelas como em Ferreiros. No momento de recepção ao novo sacerdote, o padre António Couto, que orientou os destinos espirituais das gentes de Covelas durante várias dezenas de anos, não foi esquecido, tendo sido descerrada um placa de homenagem ao sacerdote. A população uniu-se na recepção ao novo sacerdote e não deixou o crédito por mãos alheias. Belos tapetes de flores embelezaram a área envolvente ao salão paroquial, dando outro brilho à cerimónia.
A posse do novo sacerdote foi dada pelo padre Armindo Ribeiro, Arcipreste da Póvoa de Lanhoso.
Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Covelas, Manuel Freitas, recordou, de entre outros aspectos, que “esta pequena aldeia tem um historial de séculos, de gente trabalhadora, humilde, de gente que sabe receber bem, mas de gente com memória e é por isso que quero, neste momento de alegria, pedir uma grande salva de palmas de todos aqui presentes para o nosso companheiro reverendo padre António Couto que, durante 54 anos, esteve connosco”.
Oferecendo uma lembrança ao sacerdote, o presidente da Junta de freguesia de Covelas fez votos para que “o seu caminho nesta terra tenha uma etapa feliz”. O momento foi também de agradecimentos, a todos quantos colaboraram na cerimónia de recepção ao novo sacerdote.
Depois da cerimónia, e dos cumprimentos ao novo padre, seguiu-se um lanche convívio para toda a população.