Santo Emilião

Associação Jovens
inaugurou sede

O edifício da antiga escola EB1 de Santo Emilião acolhe, desde o passado Domingo, dia 7 de Dezembro, as actividades da Associação Jovens Emilianos. A cerimónia, realizada pelas 15h30, contou com um ambiente de festa e com a participação de mais de cem pessoas.
De entre outros, marcaram presença na cerimónia o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, os vereadores Gabriela Fonseca e André Rodrigues, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Emilião, Artur Salgado, o padre Domingos Gonçalves, assim como o presidente da AJE, Artur Miguel Salgado.
No decurso da cerimónia, foram distinguidos como Sócios Beneméritos a Junta de Freguesia de Santo Emilião e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“As actividades criadas pela A.J.E. terão sempre como fundamento, desenvolvimento do cariz solidário, despor-tivo e recreativo de cada pessoa que nelas participem. É este objectivo que nos move e que fez com que um dia um grupo de jovens, se sentassem à mesa e debatessem sobre a necessidade da existência de uma associação de jovens na freguesia, para suprimir tal lacuna na comunidade local”, referiu Artur Miguel Salgado, aquando da cerimónia de inauguração da nova sede da Associação Jovens Emilianos.
Artur Miguel Salgado deu a conhecer que a sede da associação estará aberta todos os Sábados, das 14h30 às 24h00, com o intuito de receber todos os seus associados, onde irão poder usufruir de um espaço acolhedor, onde poderão socializar e onde terão apoio a nível escolar, já que a associação irá criar um horário para o apoio ao aluno, onde todos os sócios irão usufruir de ajuda para as mais diversas necessidades a nível escolar.
“Neste preciso momento gostaria de falar para a direcção que me acompanha, pois sem eles hoje não estaríamos aqui a festejar tal momento. Sim, porque todo o trabalho que aqui podem ver, foi fruto do suor e dedicação de todos os órgãos sociais da associação. Aqui eles passaram muitas noites a trabalhar, muitas horas dos seus fins-de-semana, desde as limpezas iniciais, passando pelas pinturas, até à construção do mobiliário presente nas instalações. Eles foram incansáveis. Em meu nome pessoal o meu muito, muito obrigado a todos eles”, disse ainda Artur Miguel Salgado.
As últimas palavras serão dirigidas a toda a população de Santo Emilião, pois “a Associação de Jovens Emilianos, só poderá ser útil e uma mais-valia para todos nós se houver uma cooperação mútua com a comunidade. A AJE foi criada com o objectivo de desenvolver a união juvenil na freguesia mas também o desenvolvimento da comunidade”.

AJE criada em Outubro 
A Associação de Jovens Emilianos foi fundada a 22 de Outubro de 2014, partindo da vontade de jovens dedicados e empenhados em fomentar a prática do associativismo juvenil na freguesia de Santo Emilião.
A missão da Associação de Jovens Emilianos, prende-se, essencialmente, com o facto de ajudar os jovens da freguesia de Santo Emilião e res-tantes jovens associados a desenvolverem a cooperação e solidariedade entre os seus associados, através da realização de actividades direccionadas ao estilo de vida juvenil. Este tem ainda como missão promover o estudo, investigação e difusão de notícias referentes aos jo-vens, numa concertação entidades públicas e privadas visando a integração social e o desenvolvimento de políticas adequadas à sua condi-ção.

Descrição
A associação tem por objecto fomentar o desenvolvimento das tradições da freguesia de Santo Emilião; promover e desenvolver actividades para a população juvenil; formar um movimento juvenil; colaborar com outras entidades para bem-estar da população da freguesia de Santo Emilião; participar e fomentar actividades cultu-rais, pedagógicas, educativas e desportivas; coadjuvar as diferentes instituições com cariz educativo e social; fomentar acções, atitudes positivas dos jovens face à vida; Inserir espírito de voluntariado em todos os associados e em toda a população circundante; promover a educação ambiental; e impulsionar a criatividade dos jovens, entre outras.